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HM01 - Cut - Item e Habilidade

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1 HM01 - Cut - Item e Habilidade em Ter 24 Mar 2009 - 15:19

Douglanilo

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• Lenda •
Por favor não coloque este tutorial em algum outro lugar, ao menos entre em contato comigo pelo MSN : Douglanilo_RMB@hotmail.

Introdução
Olá makers! Vim baseado no jogo Pokémon de GBA. Bom, para começar, eu vim trazer o HM1, para quem não sabe, é Hidden Machine, é uma habilidade dada aos pokémons para fazerem o ataque fora da batalha. Como vemos, é o HM01, o Cut. Ele pode cortar árvores e mato/grama/capim.

Como fazer
Ótimo, já entendeu o sistema. Agora vou explicar o que eu fiz:
- A arma chamado Machado deve estar equipada para cortar a árvore.
- A habilidade chama CUT deve ser aprendida para cortar o mato/grama/capim.

Certo, primeiro, vamos criar o Machado. Depois a habilidade.

Criando o Machado
- Primeiro, vamos ir ao Database (F9), na seção Armas.
- Abriu? Certo, vai aparecer uma lista das armas que estão contidas no seu projeto. Lá em baixo da janela terá um botão chamado: Número Máximo, clique, abrirá outra janela.
- "Douglanilo, o que isso vai fazer?" Agora, terá um número (exemplo: 30), vamos adicionar mais um (ficará 31).
- Aparecerá na lista mais uma arma, mas vai estar em branca! Certo, agora clique 2 vezes no ícone do machado(se quiser) (sim, ele estará sem nenhum) e colque o desejado, coloque também o nome. Então vá preenchendo as coisas e depois dê um OK.
- Fácil! Mas note: você também pode usar o machado que você criou antes ou que já veio no maker. Além de que usar dentro de fora da batalha!

Criando a Habilidade
- Certo, agora criemos a habilidade. Vamos ir ao Database (F9), na seção Habilidades.
- Abriu? Certo, vai aparecer uma lista das armas que estão contidas no seu projeto. Lá em baixo da janela terá um botão chamado: Número Máximo, clique, abrirá outra janela.
- "Douglanilo, o que isso vai fazer?" Agora, terá um número (exemplo: 30), vamos adicionar mais um (ficará 31).
- Aparecerá na lista mais uma habilidade, mas vai estar em branca! Certo, agora clique 2 vezes no ícone da habilidade(se quiser) (sim, ele estará sem nenhum) e colque o desejado, coloque também o nome. Então vá preenchendo as coisas e depois dê um OK.
- Na DEMO, eu deixei apenas batalha, você saberá o porquê.
- Note que, você pode usá-lo tanto fora e dentro da batalha!

Oba! Agora acabamos de fazer a Arma e a Habilidade, agora vamos entrar nos eventos!

Criando a Árvore
Certo, antes de tudo, use este charset de uma árvore, vai te ajudar muito e é essencial para este tutorial.

Ótimo, depois de importar, criemos um evento com o Charset dele.
Agora abra o evento e faça o que eu disser.
- Criemos uma condição, a condição é do personagem ter equipado o Machado. Ah sim, sem exceção. Ficaria assim:

<>Condição: [Ash] ? Equipar [Machado]

- Agora novamente, dentro da condição criemos outra condição, de pressionar a tecla C. Também sem exceção. Ficaria assim agora:

<>Condição: [Ash] ? Equipar [Machado]
<>Condição: Pressionar tecla C


Note que você pode armazenar uma tecla específica para isso, no caso eu usei o "Enter".
- Agora se quiser, coloque uma SE para fazer o som do corte. Eu usei a SE 094-Attack06. Na Aba2 lá em baixo. Então ficaria assim:

<>Condição: [Ash] ? Equipar [Machado]
<>Condição: Pressionar tecla C
<>Reproduzir SE : '094-Attack06', 80, 100

- Agora estamos quase acabando! No final, colocaremos a operação de Switch Local! Localiza-se na Aba1 na direita. Clique nela, vai aparecer A, deixe assim e clique OK. "Mas Douglanilo, tem esse ON e OFF!" O On no padrão estará ligado, não se preocupe. Então depois ficaria assim:

<>Condição: [Ash] ? Equipar [Machado]
<>Condição: Pressionar tecla C
<>Reproduzir SE : '094-Attack06', 80, 100
<>Operação de Switch Local : A = ON

Ah sim, ia me esquecendo, não escrevi o "FIM" e o "FIM" depois, porque irá aparecer mesmo!
- Agora para finalizar, criemos outra página. Lá na janela do Evento, terá Nova Página, clique.
- Apareceu agora o 1 e o 2 alí um pouco mais para baixo deste botão. Clique no 2. Aparecerá um "evento". No canto esquerdo da janela, terá Switch Local. Hum, agora clicamos lá e deixamos A.
- Ah sim, ia me esquecendo. No gráfico do evento, colocamos aquele do tileset do tronco cortado, vai dar mais realismo! (A não ser que queira acabar com a árvore inteira Very Happy)

Uff, acabamos a árvore.

Criando o Mato/Grama/Capim
Essa pode ser mais fácil.
- Criemos um evento, nesse evento o gráfico usaremos o do tileset, é uma graminha legal e etc.
- Certo, primeiro criamos uma condição do Ash adiquirir Cut, e sem exeção. Ficaria assim:

<>Condição: [Ash] ? Adquirir [Cut]

- Agora novamente, dentro da condição criemos outra condição, de pressionar a tecla C. Também sem exceção. Ficaria assim agora:

<>Condição: [Ash] ? Adquirir [Cut]
<>Condição: Pressionar tecla C


Note que você pode armazenar uma tecla específica para isso, no caso eu usei o "Enter".
- Agora se quiser, coloque uma SE para fazer o som do corte. Eu usei a SE 094-Attack06. Na Aba2 lá em baixo. Então ficaria assim:

<>Condição: [Ash] ? Adquirir [Cut]
<>Condição: Pressionar tecla C
<>Reproduzir SE : '094-Attack06', 80, 100

- Agora estamos quase acabando! No final, colocaremos a operação de Switch Local! Localiza-se na Aba1 na direita. Clique nela, vai aparecer A, deixe assim e clique OK. "Mas Douglanilo, tem esse ON e OFF!" O On no padrão estará ligado, não se preocupe. Então depois ficaria assim:

<>Condição: [Ash] ? Adquirir [Cut]
<>Condição: Pressionar tecla C
<>Reproduzir SE : '094-Attack06', 80, 100
<>Operação de Switch Local : A = ON

Ah sim, ia me esquecendo, não escrevi o "FIM" e o "FIM" depois, porque irá aparecer mesmo!
- Agora para finalizar, criemos outra página. Lá na janela do Evento, terá Nova Página, clique.
- Apareceu agora o 1 e o 2 alí um pouco mais para baixo deste botão. Clique no 2. Aparecerá um "evento". No canto esquerdo da janela, terá Switch Local. Hum, agora clicamos lá e deixamos A.

Pronto! Criamos já! Agora teste o seu jogo!
A seguir, a demo para quem acha que ler é difícil.
Tutorial por Douglanilo, todos os direitos reservados!

PS: Pelo jeito, tenho que colocar a DEMO em algum servidor, depois eu faço isso, já dá para entender o tutorial.

Ver perfil do usuário http://evergrand.forumeiro.net

2 Re: HM01 - Cut - Item e Habilidade em Sex 7 Ago 2009 - 17:05

Olá Douglanilo!

Ótimo tutorial, tenho certeza de que ajudará muitos makers que tem a intenção de criar um projeto com sistema de mascote ou até mesmo uma versão alternativa da série pokémon de Game Boy.
Level UP por sua colaboração.

Abraços, Hiku.

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