Planeta RPG Maker
Seja bem-vindo ao fórum Planeta RPG Maker!

Você está como Convidado.
Para ter acesso a todas as mensagens do fórum ou responder a tópicos, por favor faça Login ou Registre-se.

Atenção!
As seções Resources, Scripts e Downloads só estão visíveis a usuários registrados no fórum!
Um possível recomeço para o fórum e só depende de você! Clique aqui e saiba como ajudar!
Inscrições abertas! As inscrições para STAFF do fórum estão abertas novamente, clique aqui e participe da nossa equipe!

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

HM01 - Cut - Item e Habilidade

Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 HM01 - Cut - Item e Habilidade em Ter 24 Mar 2009 - 15:19

Douglanilo

• Lenda •
Por favor não coloque este tutorial em algum outro lugar, ao menos entre em contato comigo pelo MSN : Douglanilo_RMB@hotmail.

Introdução
Olá makers! Vim baseado no jogo Pokémon de GBA. Bom, para começar, eu vim trazer o HM1, para quem não sabe, é Hidden Machine, é uma habilidade dada aos pokémons para fazerem o ataque fora da batalha. Como vemos, é o HM01, o Cut. Ele pode cortar árvores e mato/grama/capim.

Como fazer
Ótimo, já entendeu o sistema. Agora vou explicar o que eu fiz:
- A arma chamado Machado deve estar equipada para cortar a árvore.
- A habilidade chama CUT deve ser aprendida para cortar o mato/grama/capim.

Certo, primeiro, vamos criar o Machado. Depois a habilidade.

Criando o Machado
- Primeiro, vamos ir ao Database (F9), na seção Armas.
- Abriu? Certo, vai aparecer uma lista das armas que estão contidas no seu projeto. Lá em baixo da janela terá um botão chamado: Número Máximo, clique, abrirá outra janela.
- "Douglanilo, o que isso vai fazer?" Agora, terá um número (exemplo: 30), vamos adicionar mais um (ficará 31).
- Aparecerá na lista mais uma arma, mas vai estar em branca! Certo, agora clique 2 vezes no ícone do machado(se quiser) (sim, ele estará sem nenhum) e colque o desejado, coloque também o nome. Então vá preenchendo as coisas e depois dê um OK.
- Fácil! Mas note: você também pode usar o machado que você criou antes ou que já veio no maker. Além de que usar dentro de fora da batalha!

Criando a Habilidade
- Certo, agora criemos a habilidade. Vamos ir ao Database (F9), na seção Habilidades.
- Abriu? Certo, vai aparecer uma lista das armas que estão contidas no seu projeto. Lá em baixo da janela terá um botão chamado: Número Máximo, clique, abrirá outra janela.
- "Douglanilo, o que isso vai fazer?" Agora, terá um número (exemplo: 30), vamos adicionar mais um (ficará 31).
- Aparecerá na lista mais uma habilidade, mas vai estar em branca! Certo, agora clique 2 vezes no ícone da habilidade(se quiser) (sim, ele estará sem nenhum) e colque o desejado, coloque também o nome. Então vá preenchendo as coisas e depois dê um OK.
- Na DEMO, eu deixei apenas batalha, você saberá o porquê.
- Note que, você pode usá-lo tanto fora e dentro da batalha!

Oba! Agora acabamos de fazer a Arma e a Habilidade, agora vamos entrar nos eventos!

Criando a Árvore
Certo, antes de tudo, use este charset de uma árvore, vai te ajudar muito e é essencial para este tutorial.

Ótimo, depois de importar, criemos um evento com o Charset dele.
Agora abra o evento e faça o que eu disser.
- Criemos uma condição, a condição é do personagem ter equipado o Machado. Ah sim, sem exceção. Ficaria assim:

<>Condição: [Ash] ? Equipar [Machado]

- Agora novamente, dentro da condição criemos outra condição, de pressionar a tecla C. Também sem exceção. Ficaria assim agora:

<>Condição: Pressionar tecla C

Note que você pode armazenar uma tecla específica para isso, no caso eu usei o "Enter".
- Agora se quiser, coloque uma SE para fazer o som do corte. Eu usei a SE 094-Attack06. Na Aba2 lá em baixo. Então ficaria assim:

<>Reproduzir SE : '094-Attack06', 80, 100

- Agora estamos quase acabando! No final, colocaremos a operação de Switch Local! Localiza-se na Aba1 na direita. Clique nela, vai aparecer A, deixe assim e clique OK. "Mas Douglanilo, tem esse ON e OFF!" O On no padrão estará ligado, não se preocupe. Então depois ficaria assim:

<>Operação de Switch Local : A = ON

Ah sim, ia me esquecendo, não escrevi o "FIM" e o "FIM" depois, porque irá aparecer mesmo!
- Agora para finalizar, criemos outra página. Lá na janela do Evento, terá Nova Página, clique.
- Apareceu agora o 1 e o 2 alí um pouco mais para baixo deste botão. Clique no 2. Aparecerá um "evento". No canto esquerdo da janela, terá Switch Local. Hum, agora clicamos lá e deixamos A.
- Ah sim, ia me esquecendo. No gráfico do evento, colocamos aquele do tileset do tronco cortado, vai dar mais realismo! (A não ser que queira acabar com a árvore inteira Very Happy)

Uff, acabamos a árvore.

Criando o Mato/Grama/Capim
Essa pode ser mais fácil.
- Criemos um evento, nesse evento o gráfico usaremos o do tileset, é uma graminha legal e etc.
- Certo, primeiro criamos uma condição do Ash adiquirir Cut, e sem exeção. Ficaria assim:

<>Condição: [Ash] ? Adquirir [Cut]

- Agora novamente, dentro da condição criemos outra condição, de pressionar a tecla C. Também sem exceção. Ficaria assim agora:

Note que você pode armazenar uma tecla específica para isso, no caso eu usei o "Enter".
- Agora se quiser, coloque uma SE para fazer o som do corte. Eu usei a SE 094-Attack06. Na Aba2 lá em baixo. Então ficaria assim:

- Agora estamos quase acabando! No final, colocaremos a operação de Switch Local! Localiza-se na Aba1 na direita. Clique nela, vai aparecer A, deixe assim e clique OK. "Mas Douglanilo, tem esse ON e OFF!" O On no padrão estará ligado, não se preocupe. Então depois ficaria assim:

<>Operação de Switch Local : A = ON

Ah sim, ia me esquecendo, não escrevi o "FIM" e o "FIM" depois, porque irá aparecer mesmo!
- Agora para finalizar, criemos outra página. Lá na janela do Evento, terá Nova Página, clique.
- Apareceu agora o 1 e o 2 alí um pouco mais para baixo deste botão. Clique no 2. Aparecerá um "evento". No canto esquerdo da janela, terá Switch Local. Hum, agora clicamos lá e deixamos A.

Pronto! Criamos já! Agora teste o seu jogo!
A seguir, a demo para quem acha que ler é difícil.
Tutorial por Douglanilo, todos os direitos reservados!

PS: Pelo jeito, tenho que colocar a DEMO em algum servidor, depois eu faço isso, já dá para entender o tutorial.

Ver perfil do usuário http://evergrand.forumeiro.net

2 Re: HM01 - Cut - Item e Habilidade em Sex 7 Ago 2009 - 17:05

Olá Douglanilo!

Ótimo tutorial, tenho certeza de que ajudará muitos makers que tem a intenção de criar um projeto com sistema de mascote ou até mesmo uma versão alternativa da série pokémon de Game Boy.
Level UP por sua colaboração.

Abraços, Hiku.

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: