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Abs Estilo Ragnarok

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1 Abs Estilo Ragnarok em Dom 22 Fev 2009 - 15:19

Iniciando
Abra o Database de seu jogo ("F8"), crie um evento achamado "Pode Atacar", coloque como paralelo e com a ativação de Switch acionada com o nome (Pode atacar).

As Switchs e Variáveis

Vamos criar agora a base de tudo, as chaves que vão fazer o nosso char atacar!

Vamos começar pelas Switchs, abra o menu de Switch e crie todas as chaves abaixo:

Monster 1 |
Monster 2 |
Monster 3 |
Monster 4 |
Mosnter 5 |

Estas chaves são usadas para classificar se o monstro esta vivo ou morto, simples não acha?

Agora vamos em variaveis! Crie as chaves abaixo:
•Password: Atacar - A codificação de tecla do ataque.
•Ação do Herói - A ação sendo execultada.
•Variavel Aleatória - Define se o Herói vai acertar ou não seu oponente e vice-versa.

HP1 |
HP2 | Aqui são denominados os HP's de cada monstro,
HP3 |- HP1 é para o monstro 1, e assim por diante.
HP4 |
HP5 |

prm3 pessoal, as criação já foram concretizadas, vamos agora para a codificação!

Abrindo novamente o Database, crie outro evento chamado Renascimento, coloque ele como chamar mesmo.
Depois coloque as 5 Switchs criadas (Monster 1, 2, 3, 4, 5) como OFF, e as variaveis (HP1, 2, 3, 4, 5) como "Set 0". (Esse
evento serve para fazer os monstros renascerem)

Voltemos ao Evento Pode Atacarprm7
Crie um Definir Teclas adicionais e selecione somente a tecla de ação (ENTER que é igual a 5), deixe para ser acionada ao tocar a tecla, e a variavel como a Password: Atacar. Crie uma IF com a variavel de ativação Password: Atacar e coloque como igaul a 5.(Sem a ELSE case) Dentro da IF coloque a variavel Password: Atacar como "Set 0", coloque um efeito sonoro, recomendo o Arrow1, e agora, caso você tenha um char modificado atacando, coloque-o aqui, caso contrario, não faça a mudança de char. Coloque uma variavel Ação do herói (criada, lembra!) e coloque-a como "Set 1".
Dica da hora: caso você tenha sons te um carinha
atacando, siga o modelo abaixo que esta de cor azul, caso você não
tenha, pule a parte azul


Coloque a Variavel Aleatoria (criada lembra!) e coloque-a como aleatoria 1 * 3, dê OK e crie uma IF com a excessão ELSE marcada, com a Variavel Aleatória criada e sendo igual a 1. Dentro da IF, coloque um Som do personagem atacando, na ELSE case, crie outra IF, repetindoo feito, porem agora será igual a 2, colocando outro som de ataque, na ELSE case dessa IF, coloque outro som de ataque, simples não acha!

OBS.:: Você precisa de uma animação que pareça que seu herói deu uma espadada para algum lado, não precisa aparecer ele atacando na animação, o que precisa é a animação da espada atacando, use a do proprio RTP, mais modifique. Você vai precisar de uma animação para 4 lados, ou seja, Acima, Abaixo, Esquerda, Direita, caso você não tenha, esta ok, basta ignorar as animação de batalha que estaram de vermelho no procedimento a seguir ok.

Crie uma IF, mais agora, na segunda pagina, procure a parte de direção, selecione o Herói e coloque como Acima, repita o mesmo procedimento mais 3 vezes, mudando a direção de Acima para(Abaixo, Direita, Esquerda) e desmarque todas as ELSES case. Dentro de cada IF coloque a animação criada, por exemplo, a animação que você colocou para cima, sera na IF de direção acima e assim por diante, devera ficar assim.
Código:
<>IF - THEN:Herói - (Direção do Herói "Dir, Esq, Aba, Aci") 
Mostrar animação: (Direção relativa a direção da 
IF selecionada) 

Ao final disso tudo (fora das IF's), coloque para esperar 0,2 segundos e mude o char de ataque para i char normal, e a Ação do Herói como "Set 0" (a variavel Ação do Herói lembra!) e o mesmo com a variavel aleatoria, coloque-a como "Set 0". Muito bem povo! Data Base completado, agora vamos definir os monstros, crie um mapa teste e crie um evento chamado MONSTRO 1, desculpem o erro povo, deem ok e voltem la no data Base, va no evento chamado Renascimento, e crie la umas Switchs adicionais com OFF, essas aqui:

1 atacado/ataca |
2 atacado/ataca |
3 atacado/ataca |
4 atacado/ataca |
5 atacado/ataca |

Isso serve para fazer certos monstros só te atacarem se forem atacados, como em Ragnarök, caso você queira com que os monstros ataquem do nada, ignore esse passo.

Voltando a pagina monstro criada lembra, bom, logo de cara, coloque a imagem de seu inimigo, eu fiz um parecendo um poring! Ficou muito ROX, mais isso não vem ao caso, vamos ao tuto hehehhee, na primeira pagina, deixe como apertar tecla, e ao mesmo nivel do herói, coloque ele para fazer movimento aleatórios. na parte de eventos, coloque o som Arrow1, um movimento que faça com que quando o herói aperte enter perto desse monstro, ele escape:

Código:
<>Mover evento: Este Evento, inic.a pulo, escapar do herói, 
escapar do herói, Term.a pulo 

Coloque em seguida a Switch criada, a "1 atacado/ataca" como ON. Crie uma nova pagina, com a Switch de ativação marcada com a Switch "1 atacado/ataca", nessa pagina, coloque para a ação ser execultada após o Evento tocar o Herói:

Código:
Ao tocar(Evento,Herói)

Coloque para seguir o Herói com a Frequencia de 8, agora na parte de eventos, coloque o efeito sonoro Blow3, coloque um movimento, fazendo com que este evento espere duas vezes, siga o modelo a seguir:

Código:
<>Mover Evento: Este Evento, Esperar, Esperar 
<>Receber Dano: Herói4 pontos de dano 
<>Flash em personagem/Char:Herói, 0,3 
<>Mover Evento: Herói, Girar 180, Inic.a pulo, avançar, 
term.a pulo, Girar 180. 
<>Mudar char: (O char normal do herói) 

Crie outra pagina, porem esta terá como ativação a variavel Ação do Herói, como maior ou igual a 1. Faça o que mostra abaixo:
Código:

<>Efeito sonoro: Absorption1 
<>Efeito sonoro: Sword 
<>Mover Evento: Este Evento, Inic.a pulo, escapar do herói, 
escapar do herói, esperar, term.a pulo 

Pegue a variavel HP1, coloque-a na pagina, selecionando , e procure o primeiro Herói na lista, e coloque "Poder de ataque".

Código:
<>Variavel: [HP1] , (Herói) Ataque 
<>Flash em personagem/Char: Este Evento, 0,3sg 

Lembrando que nessa pagina deve ser "apertar tecla"

Crie outra pagina com a variavel HP1. maior ou igual a... (Nessa parte, sera o HP do monstro, ou seja, a vida dele) coloque como uns 20, coloque o tipo de movimento como Ficar parado e, selecionar grafico como girando, a velocidade como 4 vezes. Na parte de Eventos, coloque logo de cara a variavel HP1 como "Set 0", esperar 0,3 segundos, Efeito sonoro como Enemy die, Switch monster 1 ON, mudar EXP, somar 100. mudar qauntia de dinheiro como mais 350. Crie outra pagina, nessa, retire o grafico do monstro, e coloque como Switch de ativação a Monster 1, acabou! E ai povo, isso resumidamente é a batalha de ragnarök, pelo menos em minha opnião. Para adicionar mais monstros é simples! Sabe as outras Switchs monstro e variaveis HP's criadas, pois é, caso seja dois monstros, o segundo deve sempre ter as Switchs e variaveis relacionadas a ele, e mais uma coisa, para o efeito de batalha ficar On é simples, ao sair de uma cidade ou de um lugar, basta colocar depois o teleporte a Switch Pode Atacar como ON, e o inverso para entrar em um lugar sem monstro.

Créditos e Agradecimentos
Hiku - Criador do tutorial
Douglanilo - Revisão do tópico



Última edição por # H i k u em Qui 27 Ago 2009 - 11:38, editado 5 vez(es) (Razão : Revisão em algumas partes do texto - Douglanilo)

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2 Re: Abs Estilo Ragnarok em Ter 24 Fev 2009 - 7:51

Até que é bom mais descobrir um erro nesse sistema nas variaveis Razz

Ver perfil do usuário http://planetarpgmaker.forumbrasil.net

3 Re: Abs Estilo Ragnarok em Dom 10 Maio 2009 - 9:20

Douglanilo

avatar
• Lenda •
Re-upando o tópico.

Bem, não achei que está bem formatado, então senti a liberdade de editar.

Segundo, você que fez o tutorial?


_________________________________________________________________

O Guia de Sobrevivência Atualizado: Escrito por um usuário Stratocaster.
Ver perfil do usuário http://evergrand.forumeiro.net

4 Re: Abs Estilo Ragnarok em Dom 10 Maio 2009 - 10:41

Olá

Obrigado por editalo Douglanilo, quando postei o mesmo não tive tempo de revisalo, E sim eu sou o autor deste tutorial cheers

Grande abraço.

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5 Re: Abs Estilo Ragnarok em Dom 10 Maio 2009 - 19:25

Sistema interessante Hiku,salvará o projeto de muita gente com isso,pode acreditar. Caso poste uma demo,melhor ainda.Muita gente iria admira-la e comentar o sistema com mais precisão,mas,fique a vontade. Bom post ^^.

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6 Re: Abs Estilo Ragnarok em Sex 3 Jul 2009 - 23:07

Não querendo escavocar o forum mais eu gostaria de uma demo porque ta muito ruim fazer isso ai :prm7:

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7 Re: Abs Estilo Ragnarok em Sab 4 Jul 2009 - 14:28

Muito bom! é issu ae hiku, vou aproveitar o post e pedir pra galera um ABS estilo tibia, ou seja, vc escolhe o monstro a ser atacado e ele ataca sozinho até o monstro morrer ou vc parar de atacar, ou se vc morrer =P
Tambem preciso de um sistema de "exaustão", pra criar itens de ataque que so podem ser usados a cada X segundos, e se vc usa-lo não podera usar outro até esse tempo passar.

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8 Re: Abs Estilo Ragnarok em Sex 10 Jul 2009 - 20:45

Não querendo escavocar o forum mais eu gostaria de uma demo porque ta muito ruim fazer isso ai :prm7:

Sim.. está um pouco ruim sim... e se não der para por a DEMO .. algumas Screenshots ajudariam um bocado. =S


~Kaz

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9 Re: Abs Estilo Ragnarok em Sex 10 Jul 2009 - 20:47


Sim.. está um pouco ruim sim... e se não der para por a DEMO .. algumas Screenshots ajudariam um bocado. =S


~Kaz

Concordo Kaz... deveria ter algumas screens, aí a pessoas podem ver como que é o sistema antes de colocar no projeto.

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