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Sistema de Fome

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1 Sistema de Fome em Seg 1 Jun 2009 - 18:36

Como Funciona?
Após um certo tempo,
seu Hero passa de satisfeito para Com Fome e depois de mais um curto
período de tempo, passa a Faminto e sua velocidade diminui. Se você
comer uma comida sua fome recupera!


Necessário:
1 Variable
2 Switches
3 Common Events
1 Item
Conhecimento Básico de Variáveis e Forks
Paciência XD


Certo, vamos começar:
Em primeiro lugar, crie no começo do jogo um Change Variable Fome Set=100. Não esqueça, se esse comando ficar repetindo, sua fome estará sempre no 100... logo você não terá fome.

1º Common Event
Crie
um Common Event chamado Ficar com Fome, deixe-o Parallel Process e se
quiser, coloqueo ativado por Switch, caso queira desativar a Fome em
algum mapa etc.

Dentro desse Common coloque um Forks Conditions:
Crie uma Variável chamada Fome, selecione-a. Coloque Set=<0 e "=ativado

No Forks Conditions:

Coloque um Change Variable Set=0.

Na ELSE Case:
Coloque um Wait X.
X=Tempo que demorará para você perder 1 de Fome. Quando a Variável está em 100 você está satisfeito, quando chega a 30 você fica com Fome e quando chega a 0 você fica Faminto, logo, seu Hero fica mais lento.

Então Adicione um Change Variable Fome, Set=-1.
Seu Common deve estar assim:


2º Common Event
Crie mais um Common Event chamado Fome Lentisse, Parallel process.
PS:
Se você colocou o Ficar com Fome inciado por switch aconselho você usar
o mesmo para esse Common Event, pois um depende do outro.


Dentro desse Common coloque um Forks Conditions, Variable Fome Set=10 "equal to" e deixe a caixa Add ELSE Case desmarcada

Dentro do Forks
Change Variable Fome Set -1

Coloque um Select Face e clique em Erase, para que não apareça a última face que você colocou dando a mensagem de fome.

Opcional: Coloque um Message Style e deixe a mensagem transparente e no centro da tela. Retire a opção "Prevent Hero from Hiding" para dar um efeito legal de "Consciente falando com você" ^^

Coloque um Show Message escrito: "Meu estômago está roncando... preciso comer algo...
Edite como quiser.

Caso usou o Opcional: Coloque Message Style de novo e deixe a mensagem normal novamente.

Agora coloque um Move Event, selecione Hero e coloque.
Speed Down
Speed Down

Coloque
quantas vezes quiser (depende da velocidade inicial do seu Hero). A
velocidade normal dos Heroes é 4-Normal, diminuindo 2 vezes, passa a
ser x4-Slower, 1 vez, x2-Slower, etc.


Coloque um Change Switch chadado "Sem Bugs" -> On Set.

Para finalizar esse Common, coloque um Wait 0.5s (5ms).
PS:
Não mude esse valor, ele serve para que o Common demore mais para
recomessar quando mostrar a mensagem, ou seja, para você não ficar com
Fome duas vezes.


Deve estar assim seu segundo Common:


Item

na aba Itens e crie um item com nome de comida. No meu caso, criei
vários. Laranja=Pode ser usada 1 vez, Tomate: Pode ser usado 2x e
Carne=Pode ser usada 4x.
Faça como quiser.

Crie o item e coloqueo como Switch, edite-o como quiser. O nome do Switch pode ser Comeu, como coloquei aqui.


3º Common Event
Crie um Common Event chamado Comeu, Auto Start e ativado pelo Switch Comeu.
Coloque um Forks Conditions, Set=<10 "equal to or less than". Não esqueça de ativar o Add ELSE Case.

Dentro do Forks
Change Variable Fome, Set=100.

Show Message: "Você come sua comida e sua fome passa."

Coloque um Move Event, Hero

Speed Up
Speed Up

Aqui depende, o número de vezes que você colocou Speed Down no Common Anterior, coloque de Speed Up nesse.

Então coloque Change Switch Comeu Off Set
E Change Switch Sem Bugs Off Set

Na ELSE Case
Show Message: "Você come sua comida e sua fome passa."
Nessa caso, é quando você come mas não está Faminto. Se quiser pode mudar a mensagem.

Change Switch Comeu Off Set
Change Switch Sem Bugs Off Set
E Change Variable Fome Set=100

Prontíssimo! =D

Opcional -> Mostrar Fome
É um conjunto de Pictures, que aparece na tela mostrando seu estado em Satisfeito, Fome ou Faminto.

O Pack de Pictures está em Anexo

Crie mais um Common Event chamado "Fomes" (com as aspas, o nome não é obrigatório, mas ajuda a comparar o meu com o seu =D)

4º Common Event
Crie um Forks Conditions, Variable Fome Set>30 ative o Add ELSE Case
Número que a variable fome tem que estar para que apareça o Estado: Fome

Eu vou usar as Pictures Number 18,19 e 20 para não atrapalhar Pictures futuras, mas se quiser, pode trocar.

Dentro da Forks
Coloque um Erase Picture ID:20
Erase Picture ID:19
E Show Picture "Fome" ID:18 Position X=80 e Y=220 e Magnification=100%

Picture Number, como citado acima, edite como quiser. Mas não esqueça! Normal=18, Faminto=19 e Fome=20
Posição X (Horizontal): Está automaticamente colocada para ficar à esquerda.
Posição Y (Vertical): Automaticamente programada para ficar embaixo.
Edite como quiser.
Magnification=Tamanho da Picture. Pode aumentar ou diminuir. Mas não esqueça! Ficará muito estranho se você usar tamanhos diferentes para as três pictures!

Na ELSE Case:
Coloque um Forks, Variable Fome Set=<10 e com Add ELSE Case

Dentro do Forks
Erase Picture 20
Erase Picture 18
E Show Picture "Faminto" 19, X=80 e Y=220, Magnification=100%
Edtie como Quiser.

Na ELSE Case
Erase Picture 19
Erase Picture 18
Show Picture "Normal" 20, X=80 e Y=220, Magnification=100%
Edite como quiser.

É isso! Veja como ficou bonito XD:


É isso gente! Espero que tenham gostado e que venha a ser útil no jogo de vocês =D.
Dúvidas, qualquer coisa, comente ^^

Download do Pack (Mirror): http://www.badongo.com/file/15084284

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2 Re: Sistema de Fome em Seg 1 Jun 2009 - 21:02

Legal nao sabia que tinha jeito pra RPGM 2000 e 2003.
Seria bom se fazese de sede vc da conta?
+rep

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3 Re: Sistema de Fome em Dom 7 Jun 2009 - 10:35

é a mesma coisa.. só mudar as coisas para agua Wink
e sede.. é que to sem tempo to estudando muito
quando déer eu coloco de sede!

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