Iniciando
Abra o Database de seu jogo ("F8"), crie um evento achamado "Pode Atacar", coloque como paralelo e com a ativação de Switch acionada com o nome (Pode atacar).
As Switchs e Variáveis
Vamos criar agora a base de tudo, as chaves que vão fazer o nosso char atacar!
Vamos começar pelas Switchs, abra o menu de Switch e crie todas as chaves abaixo:
Agora vamos em variaveis! Crie as chaves abaixo:
pessoal, as criação já foram concretizadas, vamos agora para a codificação!
Abrindo novamente o Database, crie outro evento chamado Renascimento, coloque ele como chamar mesmo.
Depois coloque as 5 Switchs criadas (Monster 1, 2, 3, 4, 5) como OFF, e as variaveis (HP1, 2, 3, 4, 5) como "Set 0". (Esse
evento serve para fazer os monstros renascerem)
Voltemos ao Evento Pode Atacar
Crie um Definir Teclas adicionais e selecione somente a tecla de ação (ENTER que é igual a 5), deixe para ser acionada ao tocar a tecla, e a variavel como a Password: Atacar. Crie uma IF com a variavel de ativação Password: Atacar e coloque como igaul a 5.(Sem a ELSE case) Dentro da IF coloque a variavel Password: Atacar como "Set 0", coloque um efeito sonoro, recomendo o Arrow1, e agora, caso você tenha um char modificado atacando, coloque-o aqui, caso contrario, não faça a mudança de char. Coloque uma variavel Ação do herói (criada, lembra!) e coloque-a como "Set 1".
Dica da hora: caso você tenha sons te um carinha
atacando, siga o modelo abaixo que esta de cor azul, caso você não
tenha, pule a parte azul
Coloque a Variavel Aleatoria (criada lembra!) e coloque-a como aleatoria 1 * 3, dê OK e crie uma IF com a excessão ELSE marcada, com a Variavel Aleatória criada e sendo igual a 1. Dentro da IF, coloque um Som do personagem atacando, na ELSE case, crie outra IF, repetindoo feito, porem agora será igual a 2, colocando outro som de ataque, na ELSE case dessa IF, coloque outro som de ataque, simples não acha!
OBS.:: Você precisa de uma animação que pareça que seu herói deu uma espadada para algum lado, não precisa aparecer ele atacando na animação, o que precisa é a animação da espada atacando, use a do proprio RTP, mais modifique. Você vai precisar de uma animação para 4 lados, ou seja, Acima, Abaixo, Esquerda, Direita, caso você não tenha, esta ok, basta ignorar as animação de batalha que estaram de vermelho no procedimento a seguir ok.
Crie uma IF, mais agora, na segunda pagina, procure a parte de direção, selecione o Herói e coloque como Acima, repita o mesmo procedimento mais 3 vezes, mudando a direção de Acima para(Abaixo, Direita, Esquerda) e desmarque todas as ELSES case. Dentro de cada IF coloque a animação criada, por exemplo, a animação que você colocou para cima, sera na IF de direção acima e assim por diante, devera ficar assim.
Ao final disso tudo (fora das IF's), coloque para esperar 0,2 segundos e mude o char de ataque para i char normal, e a Ação do Herói como "Set 0" (a variavel Ação do Herói lembra!) e o mesmo com a variavel aleatoria, coloque-a como "Set 0". Muito bem povo! Data Base completado, agora vamos definir os monstros, crie um mapa teste e crie um evento chamado MONSTRO 1, desculpem o erro povo, deem ok e voltem la no data Base, va no evento chamado Renascimento, e crie la umas Switchs adicionais com OFF, essas aqui:
Voltando a pagina monstro criada lembra, bom, logo de cara, coloque a imagem de seu inimigo, eu fiz um parecendo um poring! Ficou muito ROX, mais isso não vem ao caso, vamos ao tuto hehehhee, na primeira pagina, deixe como apertar tecla, e ao mesmo nivel do herói, coloque ele para fazer movimento aleatórios. na parte de eventos, coloque o som Arrow1, um movimento que faça com que quando o herói aperte enter perto desse monstro, ele escape:
Coloque em seguida a Switch criada, a "1 atacado/ataca" como ON. Crie uma nova pagina, com a Switch de ativação marcada com a Switch "1 atacado/ataca", nessa pagina, coloque para a ação ser execultada após o Evento tocar o Herói:
Coloque para seguir o Herói com a Frequencia de 8, agora na parte de eventos, coloque o efeito sonoro Blow3, coloque um movimento, fazendo com que este evento espere duas vezes, siga o modelo a seguir:
Crie outra pagina, porem esta terá como ativação a variavel Ação do Herói, como maior ou igual a 1. Faça o que mostra abaixo:
Pegue a variavel HP1, coloque-a na pagina, selecionando , e procure o primeiro Herói na lista, e coloque "Poder de ataque".
Lembrando que nessa pagina deve ser "apertar tecla"
Crie outra pagina com a variavel HP1. maior ou igual a... (Nessa parte, sera o HP do monstro, ou seja, a vida dele) coloque como uns 20, coloque o tipo de movimento como Ficar parado e, selecionar grafico como girando, a velocidade como 4 vezes. Na parte de Eventos, coloque logo de cara a variavel HP1 como "Set 0", esperar 0,3 segundos, Efeito sonoro como Enemy die, Switch monster 1 ON, mudar EXP, somar 100. mudar qauntia de dinheiro como mais 350. Crie outra pagina, nessa, retire o grafico do monstro, e coloque como Switch de ativação a Monster 1, acabou! E ai povo, isso resumidamente é a batalha de ragnarök, pelo menos em minha opnião. Para adicionar mais monstros é simples! Sabe as outras Switchs monstro e variaveis HP's criadas, pois é, caso seja dois monstros, o segundo deve sempre ter as Switchs e variaveis relacionadas a ele, e mais uma coisa, para o efeito de batalha ficar On é simples, ao sair de uma cidade ou de um lugar, basta colocar depois o teleporte a Switch Pode Atacar como ON, e o inverso para entrar em um lugar sem monstro.
Créditos e Agradecimentos
Hiku - Criador do tutorial
Douglanilo - Revisão do tópico
Abra o Database de seu jogo ("F8"), crie um evento achamado "Pode Atacar", coloque como paralelo e com a ativação de Switch acionada com o nome (Pode atacar).
As Switchs e Variáveis
Vamos criar agora a base de tudo, as chaves que vão fazer o nosso char atacar!
Vamos começar pelas Switchs, abra o menu de Switch e crie todas as chaves abaixo:
Monster 1 |
Monster 2 |
Monster 3 |
Monster 4 |
Mosnter 5 |
Estas chaves são usadas para classificar se o monstro esta vivo ou morto, simples não acha?
Agora vamos em variaveis! Crie as chaves abaixo:
•Password: Atacar - A codificação de tecla do ataque.
•Ação do Herói - A ação sendo execultada.
•Variavel Aleatória - Define se o Herói vai acertar ou não seu oponente e vice-versa.
HP1 |
HP2 | Aqui são denominados os HP's de cada monstro,
HP3 |- HP1 é para o monstro 1, e assim por diante.
HP4 |
HP5 |
pessoal, as criação já foram concretizadas, vamos agora para a codificação!
Abrindo novamente o Database, crie outro evento chamado Renascimento, coloque ele como chamar mesmo.
Depois coloque as 5 Switchs criadas (Monster 1, 2, 3, 4, 5) como OFF, e as variaveis (HP1, 2, 3, 4, 5) como "Set 0". (Esse
evento serve para fazer os monstros renascerem)
Voltemos ao Evento Pode Atacar
Crie um Definir Teclas adicionais e selecione somente a tecla de ação (ENTER que é igual a 5), deixe para ser acionada ao tocar a tecla, e a variavel como a Password: Atacar. Crie uma IF com a variavel de ativação Password: Atacar e coloque como igaul a 5.(Sem a ELSE case) Dentro da IF coloque a variavel Password: Atacar como "Set 0", coloque um efeito sonoro, recomendo o Arrow1, e agora, caso você tenha um char modificado atacando, coloque-o aqui, caso contrario, não faça a mudança de char. Coloque uma variavel Ação do herói (criada, lembra!) e coloque-a como "Set 1".
Dica da hora: caso você tenha sons te um carinha
atacando, siga o modelo abaixo que esta de cor azul, caso você não
tenha, pule a parte azul
Coloque a Variavel Aleatoria (criada lembra!) e coloque-a como aleatoria 1 * 3, dê OK e crie uma IF com a excessão ELSE marcada, com a Variavel Aleatória criada e sendo igual a 1. Dentro da IF, coloque um Som do personagem atacando, na ELSE case, crie outra IF, repetindoo feito, porem agora será igual a 2, colocando outro som de ataque, na ELSE case dessa IF, coloque outro som de ataque, simples não acha!
OBS.:: Você precisa de uma animação que pareça que seu herói deu uma espadada para algum lado, não precisa aparecer ele atacando na animação, o que precisa é a animação da espada atacando, use a do proprio RTP, mais modifique. Você vai precisar de uma animação para 4 lados, ou seja, Acima, Abaixo, Esquerda, Direita, caso você não tenha, esta ok, basta ignorar as animação de batalha que estaram de vermelho no procedimento a seguir ok.
Crie uma IF, mais agora, na segunda pagina, procure a parte de direção, selecione o Herói e coloque como Acima, repita o mesmo procedimento mais 3 vezes, mudando a direção de Acima para(Abaixo, Direita, Esquerda) e desmarque todas as ELSES case. Dentro de cada IF coloque a animação criada, por exemplo, a animação que você colocou para cima, sera na IF de direção acima e assim por diante, devera ficar assim.
- Código:
<>IF - THEN:Herói - (Direção do Herói "Dir, Esq, Aba, Aci")
Mostrar animação: (Direção relativa a direção da
IF selecionada)
Ao final disso tudo (fora das IF's), coloque para esperar 0,2 segundos e mude o char de ataque para i char normal, e a Ação do Herói como "Set 0" (a variavel Ação do Herói lembra!) e o mesmo com a variavel aleatoria, coloque-a como "Set 0". Muito bem povo! Data Base completado, agora vamos definir os monstros, crie um mapa teste e crie um evento chamado MONSTRO 1, desculpem o erro povo, deem ok e voltem la no data Base, va no evento chamado Renascimento, e crie la umas Switchs adicionais com OFF, essas aqui:
1 atacado/ataca |
2 atacado/ataca |
3 atacado/ataca |
4 atacado/ataca |
5 atacado/ataca |
Isso serve para fazer certos monstros só te atacarem se forem atacados, como em Ragnarök, caso você queira com que os monstros ataquem do nada, ignore esse passo.
Voltando a pagina monstro criada lembra, bom, logo de cara, coloque a imagem de seu inimigo, eu fiz um parecendo um poring! Ficou muito ROX, mais isso não vem ao caso, vamos ao tuto hehehhee, na primeira pagina, deixe como apertar tecla, e ao mesmo nivel do herói, coloque ele para fazer movimento aleatórios. na parte de eventos, coloque o som Arrow1, um movimento que faça com que quando o herói aperte enter perto desse monstro, ele escape:
- Código:
<>Mover evento: Este Evento, inic.a pulo, escapar do herói,
escapar do herói, Term.a pulo
Coloque em seguida a Switch criada, a "1 atacado/ataca" como ON. Crie uma nova pagina, com a Switch de ativação marcada com a Switch "1 atacado/ataca", nessa pagina, coloque para a ação ser execultada após o Evento tocar o Herói:
- Código:
Ao tocar(Evento,Herói)
Coloque para seguir o Herói com a Frequencia de 8, agora na parte de eventos, coloque o efeito sonoro Blow3, coloque um movimento, fazendo com que este evento espere duas vezes, siga o modelo a seguir:
- Código:
<>Mover Evento: Este Evento, Esperar, Esperar
<>Receber Dano: Herói4 pontos de dano
<>Flash em personagem/Char:Herói, 0,3
<>Mover Evento: Herói, Girar 180, Inic.a pulo, avançar,
term.a pulo, Girar 180.
<>Mudar char: (O char normal do herói)
Crie outra pagina, porem esta terá como ativação a variavel Ação do Herói, como maior ou igual a 1. Faça o que mostra abaixo:
- Código:
<>Efeito sonoro: Absorption1
<>Efeito sonoro: Sword
<>Mover Evento: Este Evento, Inic.a pulo, escapar do herói,
escapar do herói, esperar, term.a pulo
Pegue a variavel HP1, coloque-a na pagina, selecionando , e procure o primeiro Herói na lista, e coloque "Poder de ataque".
- Código:
<>Variavel: [HP1] , (Herói) Ataque
<>Flash em personagem/Char: Este Evento, 0,3sg
Lembrando que nessa pagina deve ser "apertar tecla"
Crie outra pagina com a variavel HP1. maior ou igual a... (Nessa parte, sera o HP do monstro, ou seja, a vida dele) coloque como uns 20, coloque o tipo de movimento como Ficar parado e, selecionar grafico como girando, a velocidade como 4 vezes. Na parte de Eventos, coloque logo de cara a variavel HP1 como "Set 0", esperar 0,3 segundos, Efeito sonoro como Enemy die, Switch monster 1 ON, mudar EXP, somar 100. mudar qauntia de dinheiro como mais 350. Crie outra pagina, nessa, retire o grafico do monstro, e coloque como Switch de ativação a Monster 1, acabou! E ai povo, isso resumidamente é a batalha de ragnarök, pelo menos em minha opnião. Para adicionar mais monstros é simples! Sabe as outras Switchs monstro e variaveis HP's criadas, pois é, caso seja dois monstros, o segundo deve sempre ter as Switchs e variaveis relacionadas a ele, e mais uma coisa, para o efeito de batalha ficar On é simples, ao sair de uma cidade ou de um lugar, basta colocar depois o teleporte a Switch Pode Atacar como ON, e o inverso para entrar em um lugar sem monstro.
Créditos e Agradecimentos
Hiku - Criador do tutorial
Douglanilo - Revisão do tópico
Última edição por # H i k u em Qui 27 Ago 2009 - 11:38, editado 5 vez(es) (Motivo da edição : Revisão em algumas partes do texto - Douglanilo)