Introdução:
Esse tutorial ensinará você a usar as variáveis , para fazer um jogo mais completo.
Oque são Variaveis?
Vamos ter como exemplo o botão de aumentar o volume da TV. digamos que temos a Variável "Volume", ela começaria com o valor 0 que indica que está sem som. cada vez que apertamos o botão "Aumentar Volume" adiciona 1 na variável "Volume" e toda vez que o botão "Diminuir Volume" diminui 1 na variável "Volume". conforme a variável "Volume" vai aumentando o volume da TV é maior e conforme vai diminuindo o volume da TV também vai diminuindo.
Ou seja, as variáveis servem para armazenar números e são muito utilizadas em jogos para fazer sistemas de bancos, pluzzes, mini-games e etc. Elas podem ser usadas para diversas coisas, basta a imaginaçao do maker.
Vamos aprender:
Primeiramente abra um projeto de RPG Maker.
Vamos aprender primeiro cada coisa(opções) de variaveis:
Vá em eventos e Opções de variáveis
A opções de variaveis são divididas em 3 partes
Primeira Parte : Escolher a variavel que quer usar
Segunda Parte : São os operadores matemáticos.
Você pode dividir ( / ) Multiplicar ( * ) Somar ( ) Subtrair ( - )
Terceira Parte: Lá você define o que é sua variavel
É uma variavel aleátoria, constante, etc.
Você pode colocar uma variável nas coordenadas X e Y na parte de Personagem.
Temos as variaveis de dinheiro, id do mapa e outras coisas, não tão não-importantes(nossa =X)
Agora vamos aprender a usa-lás
Crie um evento, nele bote o gráfico de qualquer NPC.
Em comando de eventos deixe assim:
Código:
Ou seja, olhe na imagem:
Na primeira parte, "ele" diz que a variavel "Minha Variavel" será aleatoria entra 0 e 1Na segunda parte ele da condição de variavel 0.
Quando der essa variavel aparecerá um tipo de mensagem
Na tereira parte ele da condição de variavel 1
Quando der essa variavel aparecerá um tipo de mensagem
Resultado:
Caso dê a variavel 0
Caso dê a variavel 1
Agora vamos fazer outro exemplo
Vá em Opções de variaveis e deixe assim
Em comandos de eventos deixe assim:
O que que é aquele \v[1]?
Vai mostrar a quantidade de variavel que aquela variavel tem.
Resultado !!
Por enquanto é só :*:
Créditos: CCV_CanoBall
Esse tutorial ensinará você a usar as variáveis , para fazer um jogo mais completo.
Oque são Variaveis?
Vamos ter como exemplo o botão de aumentar o volume da TV. digamos que temos a Variável "Volume", ela começaria com o valor 0 que indica que está sem som. cada vez que apertamos o botão "Aumentar Volume" adiciona 1 na variável "Volume" e toda vez que o botão "Diminuir Volume" diminui 1 na variável "Volume". conforme a variável "Volume" vai aumentando o volume da TV é maior e conforme vai diminuindo o volume da TV também vai diminuindo.
Ou seja, as variáveis servem para armazenar números e são muito utilizadas em jogos para fazer sistemas de bancos, pluzzes, mini-games e etc. Elas podem ser usadas para diversas coisas, basta a imaginaçao do maker.
Vamos aprender:
Primeiramente abra um projeto de RPG Maker.
Vamos aprender primeiro cada coisa(opções) de variaveis:
Vá em eventos e Opções de variáveis
A opções de variaveis são divididas em 3 partes
Primeira Parte : Escolher a variavel que quer usar
Segunda Parte : São os operadores matemáticos.
Você pode dividir ( / ) Multiplicar ( * ) Somar ( ) Subtrair ( - )
Terceira Parte: Lá você define o que é sua variavel
É uma variavel aleátoria, constante, etc.
Você pode colocar uma variável nas coordenadas X e Y na parte de Personagem.
Temos as variaveis de dinheiro, id do mapa e outras coisas, não tão não-importantes(nossa =X)
Agora vamos aprender a usa-lás
Crie um evento, nele bote o gráfico de qualquer NPC.
Em comando de eventos deixe assim:
Código:
Ou seja, olhe na imagem:
Na primeira parte, "ele" diz que a variavel "Minha Variavel" será aleatoria entra 0 e 1Na segunda parte ele da condição de variavel 0.
Quando der essa variavel aparecerá um tipo de mensagem
Na tereira parte ele da condição de variavel 1
Quando der essa variavel aparecerá um tipo de mensagem
Resultado:
Caso dê a variavel 0
Caso dê a variavel 1
Agora vamos fazer outro exemplo
Vá em Opções de variaveis e deixe assim
Em comandos de eventos deixe assim:
O que que é aquele \v[1]?
Vai mostrar a quantidade de variavel que aquela variavel tem.
Resultado !!
Por enquanto é só :*:
Créditos: CCV_CanoBall
Última edição por Hiku~Ac em Ter 28 Jul 2009 - 13:10, editado 3 vez(es)