Planeta RPG Maker
Seja bem-vindo ao fórum Planeta RPG Maker!

Você está como Convidado.
Para ter acesso a todas as mensagens do fórum ou responder a tópicos, por favor faça Login ou Registre-se.

Atenção!
As seções Resources, Scripts e Downloads só estão visíveis a usuários registrados no fórum!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Planeta RPG Maker
Seja bem-vindo ao fórum Planeta RPG Maker!

Você está como Convidado.
Para ter acesso a todas as mensagens do fórum ou responder a tópicos, por favor faça Login ou Registre-se.

Atenção!
As seções Resources, Scripts e Downloads só estão visíveis a usuários registrados no fórum!
Planeta RPG Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Um possível recomeço para o fórum e só depende de você! Clique aqui e saiba como ajudar!
Inscrições abertas! As inscrições para STAFF do fórum estão abertas novamente, clique aqui e participe da nossa equipe!

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Aulas de Mapeamento - Floresta Basica

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Aulas de Mapeamento - Floresta Basica Empty Aulas de Mapeamento - Floresta Basica Seg 12 Out 2009 - 1:01

Sasuke003

Sasuke003


Aulas de Mapeamento - Floresta Básica


Olá gente, Sejam muito bem vindos ao 2° Tutorial de mapas do Sasuke.

Este Tutorial é de Autoria de: Sasuke003

Se for para ser postado em outro lugar, me contate primeiramente.

Bom gente, hoje, eu, sasuke003, irei mostrar como podemos fazer uma floresta que consiga agradar o jogador na hora que estiver passando por aquele lugar.

Então como decidi fazer um tutorial simples, para que da proxima vez seja mais complexo vamos iniciar com uma Floresta pequena.

Vamos por a mão na massa então?

Vamos ao maker.

Primeiramente, temos que fazer um novo mapa, e definir sua configuração, a sua Largura e também sua altura... Eu vou usar uma configuração de: Largura de 35 por Altura de 30.

Uma floresta simples e pequena.Vou mostrar como ficará as suas medidas:

Aulas de Mapeamento - Floresta Basica Tamanho_do_mapa
Foto 01


Depois de ter definido este procedimento, vamos ao que enteressa, vamos mapear.
Eu irei usar os Famosos "Tiles do mack". No fim do tópico tem um pack com seus graficos, que é
os que irei usar.

Agora vamos la mesmo, hehehehe:

Primeiro passo.

O Primeiro passo é bem simples, quando vou começar a fazer uma floresta eu sempre preencho todo o mapa com verde, e vou escolher está grama aqui:

Aulas de Mapeamento - Floresta Basica Grama_Usada_Foto_02
Foto 02


Depois de escolher a grama a sua escolha, fique a vontade para escolher, vamos preencher o mapa.
Ele ficará assim:

Aulas de Mapeamento - Floresta Basica Mapa_com_a_Grama_Foto_03

Foto 03


Nota: Para quem não sabe como preencher um mapa de uma vez, selecione a grama que você quer usar e clique nesta latinha de tinta:

Aulas de Mapeamento - Floresta Basica Latinha_de_Tinta_Foto_04

Foto 04


Depois é só clicar no seu mapa que irá preenche-lo.

Continuando.prm7

Depois que passamos a Grama, vamos Utilizar as Árvores do Tile do Mack, que será estas duas para que possamos fazer a floresta:

Aulas de Mapeamento - Floresta Basica Sem_ARvores_a_Serem_Usada_Foto_05
Foto 05


Bem, agora vamos usalas no maker...Vamos usar primeiramente o Tile das árvores que dão a junção entre elas, que é este aqui:

Aulas de Mapeamento - Floresta Basica Jun_o_entre_rvores_Foto_06
Foto 06


Agora que sabemos, iremos colocar o Tile sobre as bordas do mapa, ficando assim, veja:

Aulas de Mapeamento - Floresta Basica Floresta_contornada_com_rvores_Foto_07
Foto 07


OBS: Sim gente, este tutorial é para explicar o Basico de mapear uma floresta simples.

Agora que contornamos, faremos os detalhes dela, como assim detalhes?
iremos usar este mesmo tile que estavamos usando para contornar a floresta, más agora iremos fazer o caminho da mesma, para que possamos fazer caminhos sem saidas, bem simples, vou mostrar com uma imagem o que quero dizer:

Aulas de Mapeamento - Floresta Basica Floresta_com_Encruzilhadas_de_Arvores_Foto_08
Foto 08


Entenderam mais ou menos oque eu queria dizer?
Se entederam ótimo, se não, tentem visualizar a imagem até entenderem, hehehehe!

Agora, vimos que ainda está feia nossa floresta, então precisanmos deixar ela em ordem...

Mais ai me perguntam:

Tio Sasuke, como posso deixar ela certinha? Ela está toda bagunçada e incabada...

Simples meu caro, usaremos agora á árvore que usamos neste tile, mais agora será a árvore para fazermos o acabamento da floresta, não do mapa. Usarei este Tile agora:

Aulas de Mapeamento - Floresta Basica Arvore_para_se_melhorar_a_Floresta_Foto_09
Foto 09


E agora vamos melhorar nossa floresta, e ela irá ficar assim ó (para quem soube usar o Tile corretamente)

Aulas de Mapeamento - Floresta Basica Floresta_com_Encruzilhadas_Trabalhada_Foto_10
Foto 10


Perceberam a diferença da Foto 09 para a 10?
Viram que demos uma boa trabalhada na floresta, definindo agora como ela seria verdadeiramente...
Uffa acho que agora ela está pronta (lado preguiçoso do Sasuke)
Claro que não sasuke, essa floresta ta horrivel, e os detalhes?, água, flores, troncos, este tipo de coisa? (Lado Trabalhador do Sasuke)

prm3 Vamos ao Desfexo desta Floresta.

Agora vem onde deixaremos nossa floresta Bonita!
Agora vamos usar mais estes detalhes, vejam nesta foto:

Aulas de Mapeamento - Floresta Basica Detalhes_para_a_Floresta_Foto_11
Foto 11


Este tile como podem ver pe o Tile D do meu mapa, do seu pode ser qualquer um, desejando onde quiser colocar o Tile.

Vamos detalhar?

Pense assim, quando eu vejo florestas de jogos de Rpg, elas tem:
- Bastante Grama
- Algumas flores, não excessivamente, mais algumas
- Alguns troncos espalhados
- Pedras
- E até algumas delas com água, um Riozinho.

Tente passar isso para o maker, como fiz neste mapa, veja:

Aulas de Mapeamento - Floresta Basica Mapa_Terminado_com_detalhes_Foto_12
Foto 12


Viu como ficou legal depois que colocamos detalhes no mapa? não deixou com outro ar?

E se perceberem, eu usei eventos nas árvores, e por que?
Por que como eu sobrepuz com a grama algumas elas, tive que colocar eventos das mesmas para dar um ar bom também ao mapa.

Depois disso, você pode colocar um evento de escurecer a tela para dar um ar melhor ainda ao mapa, vai ficar ótimo.

Depois olhe como fica legal no Seu jogo:

Aulas de Mapeamento - Floresta Basica Imagem_no_jogo_Foto_13
Foto 13


Dica: Como o mapa do VX ele ja é bem simétrico, tente diminuir ao maximo isto, sempre tera simetria, mais tente diminui-la.
Outra dica é sempre usar um pouco mais sempre de flores, que dar um Ar legal ao mapa.

Então é isso ai Pessoal, terminamos aqui uma aula de mapeamento basico de floresta, talvez na próxima teremos sobre outro tema de mapas, ou sobre ste mesmo só que
com um nivel mais avançado.

Até gente e até a próxima, Abraços do Tio Sasuke!

fabiocbb19

fabiocbb19


Ta legal so esagero um pokin na kestão das flores quanto ao resto ta legal... uma dica boa é por animais quando aperta enter da um berro ou um somzim ^^

matheus47

matheus47


Onde tem um tutorial de escurecer a tela?
E adorei ao tutorial me ajudo muito,no meu jogo vô colocar você nos créditos Very Happy

http://www.gamesclick10.webs.com

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos