Planeta RPG Maker
Seja bem-vindo ao fórum Planeta RPG Maker!

Você está como Convidado.
Para ter acesso a todas as mensagens do fórum ou responder a tópicos, por favor faça Login ou Registre-se.

Atenção!
As seções Resources, Scripts e Downloads só estão visíveis a usuários registrados no fórum!
Um possível recomeço para o fórum e só depende de você! Clique aqui e saiba como ajudar!
Inscrições abertas! As inscrições para STAFF do fórum estão abertas novamente, clique aqui e participe da nossa equipe!

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Seleção de personagem por evento

Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Seleção de personagem por evento em Sex 21 Maio 2010 - 23:44

Seleção de personagens por eventos
Demo: Mega Man


Criador: Red
Plataforma: RpgMaker Xp








Eae, pessoal do santuario tudo ok?

Depois de muito tempo fora do maker eu estou de volta. E pra começar vou demostrar como criar uma tela de seleção (por eventos) para o seu jogo.

Obs. nesse tutorial vou usar 4 personagens mas você pode adapta-lo facilmente para quantos personagens quiser.

A primeira coisa a se pensar, é como funcionará o cursor. No caso desse tutorial ele deve se mover na horizontal, ou seja, quando o usuario aperta a seta para direita o cursor vai para o personagem da direita, quando o usuário aperta a seta para esquerda o cursor vai para o personagem da esquerda, mas quando o cursor estiver no ultimo personagem e o usuário apertar para direita o cursor deve voltar para primeiro personagem.

Para resolver esse problema vou usar uma operação que talvez não seja conhecida por todos, mas é muito usada em liguagens de programação, essa operação é o modulo ou resto (%).

O que é o modulo? (explicação sobre o modulo)

"Pode-se dizer" que essa operação devolve o valor do resto da divisão de dois números inteiros, veja o exemplo:

3 % 2 = 1 (o resto da divisão entre 3 e 2)

3 % 4 = 3 (o resto da divisão entre 3 e 4)

-1 % 4 = 3

Eu escrevi "pode-se dizer", por que existe uma divergência no caso de números de sinais diferentes, em algumas linguagens (ex: C) -1 % 4 = -1 em outras (ex: python) -1 % 4 = 3. Esse ultimo também é o caso dos eventos do RPG maker XP. (fim da explicação sobre o modulo)

Agora que todos já sabem o que é modulo vou continuar o tutorial.

Vamos criar uma variável chamada "selecao" e uma condição que é ativada quando se aperta a seta para direita. Dentro da condição coloque duas instruções, a primeira soma 1 ao valor da "selecao" e a segunda pega o resto da divisão da "selecao" por 4.

Spoiler:



Veja o que acontece com o valor da "selecao":

selecao = 0 (valor de inicio)

aperta "->" selecao = ( (selecao + 1) % 4)
selecao = 1

aperta "->" selecao = ( (selecao + 1) % 4)
selecao = 2

aperta "->" selecao = ( (selecao + 1) % 4)
selecao = 3

aperta "->" selecao = ( (selecao + 1) % 4)
selecao = 0

Agora basta associar a posição do cursor a variável "selecao", e o problema do cursor voltar esta resolvido, mas não esqueça de fazer o mesmo para esquerda "<-"

Spoiler:

Veja o que acontece com valor da "selecao":

selecao = 0 (valor de inicio)

aperta "<-" selecao = ( (selecao - 1) % 4)
selecao = 3

aperta "<-" selecao = ( (selecao - 1) % 4)
selecao = 2

aperta "<-" selecao = ( (selecao - 1) % 4)
selecao = 1

aperta "<-" selecao = ( (selecao - 1) % 4)
selecao = 0

Feito isso, falta agora associar a imagem do cursor ao valor da selecao, veja como:

Primeiro coloque as imagens dos personagem na tela (acho que todos sabem fazer isso), depois crie 4 condições uma que é ativada quando o valor de selecao for = 0 e as outras quando for = 1 , 2 e 3

Spoiler:

Dentro da primeira condição coloque uma instrução para mostrar a imagem do cursor sobre o primeiro personagem, na segunda condição para mostrar o cursor sobre o segundo personagem e assim até a ultima.

Agora vou criar um botão para selecionar o personagem (escolhe o personagem), e a tela de seleção estará pronta.

Para isso crie um condição que é ativada quando a tecla C (enter) é apertada, dentro dela coloque um teletransporte para outro mapa
e delete todas as imagens que vc usou...

Spoiler:

nesse novo mapa crie mais 4 condições, a primeira é ativada quando selecao = 0, a segunda quando selecao = 1 e assim até selecao = 4. Dentro delas coloque uma instrução para mudar o grafico do personagem (ou mudar grupo, mudar nome ou o que for necessario).


E, é isso, espero que gostem do sistema, expliquei somente o necessário para montar o sistema, na demo tem mais alguns detalhes (ex: peq. animação quando personagem é selecionado) que acho que não há necessidade explicar, mas que deixam o jogo mais apresentavel.

download demo

http://www.4shared.com/file/ArWuyq7b/Project1.html



Última edição por red em Sab 22 Maio 2010 - 20:45, editado 2 vez(es)

Ver perfil do usuário

2 Re: Seleção de personagem por evento em Sab 22 Maio 2010 - 12:08

Ótimo tutorial, esse tipo de escolha ajuda muito, principalmente em jogos com ABS
Parabens e THNX

Ver perfil do usuário

3 Re: Seleção de personagem por evento em Sab 22 Maio 2010 - 20:46

Valeu Cara

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum