Planeta RPG Maker
Seja bem-vindo ao fórum Planeta RPG Maker!

Você está como Convidado.
Para ter acesso a todas as mensagens do fórum ou responder a tópicos, por favor faça Login ou Registre-se.

Atenção!
As seções Resources, Scripts e Downloads só estão visíveis a usuários registrados no fórum!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Planeta RPG Maker
Seja bem-vindo ao fórum Planeta RPG Maker!

Você está como Convidado.
Para ter acesso a todas as mensagens do fórum ou responder a tópicos, por favor faça Login ou Registre-se.

Atenção!
As seções Resources, Scripts e Downloads só estão visíveis a usuários registrados no fórum!
Planeta RPG Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Um possível recomeço para o fórum e só depende de você! Clique aqui e saiba como ajudar!
Inscrições abertas! As inscrições para STAFF do fórum estão abertas novamente, clique aqui e participe da nossa equipe!

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Criando um bom Tutorial

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Criando um bom Tutorial  Empty Criando um bom Tutorial Dom 9 Jan 2011 - 10:45

matheus47

matheus47


Introdução

Esse é um tópico criado pelo heckt, membro da comunidade Jogos RPG, que ensina o que um bom tutorial deve ter. Eu adaptei algumas partes do tópico e dei uma formatada no tópico, fora isso os créditos são dele. Recomendo que leiam antes de postarem seus tutoriais.


O que um bom tutorial deve ter?

Ortografia

Isso, acima de tudo, é o mais importante. Uma ví­rgula aqui, um ponto ali, um acento acolá, fazem muita diferença. O Português, a lí­ngua mais bela deve ser expressada de forma mais formal e correta possí­vel. Evite usar gí­rias também.

Boas Explicações

Pois é, existem muitos veteranos no site. Eles podem entender uma frase do tutorial que diga "Crie uma mensagem" facilmente. Porém, existem muitos que não sabem. Então, ao invés de dizer, "Crie uma mensagem", coloque "No evento, na parte de comandos de eventos, na 1ª aba, clique em 'Mensagem' e digite 'texto'." Uma boa explicação evita díºvidas ao decorrer do tutorial e impede de que o usuário "empaque" em uma parte do tutorial, por não saber como fazer o que estiver mal descrito no tutorial.

Screens

Screens (ou screenshots) são de muita ajuda para o maker. Independente de seu ní­vel de aprendizado, screens são muito importantes, de alta ajuda e, acima de tudo, deixa o seu tutorial mais chamativo, mais bonito de se ver

- "Como Postar uma Screenshot?"

No seu jogo (de preferencia de Tela Cheia), Aperta a tecla "Print Screen", em seguida va em qualquer editor de imagem e cole (Ctrl + V). Após isso salve a imagem em qualquer lugar e vá no site do imageshack, clicando aqui. Em seguida clicando no botão "Procurar", procure sua imagem e clique em upload. Após isso procure um link chamado "Direct Link To image", copie o link, e em seguida procure o botão no topico "Inserir Imagem" e coloque o link no meio das Tags "[ img ][/ img ]".

Demos (Demonstrações)

Uma demo de seu tutorial ajuda os makers a verem como foi feito o tutorial. É bom que a Demo seja de um tamanho acessí­vel, que qualquer um pode baixar numa velocidade adequada (1Mb, por exemplo). Postem demos dos teus tutoriais, pois isso ajuda muito as pessoas com duvidas, acabando com as mesmas.

Um bom Atendimento

Ao postar um tutorial, é bom que a pessoa que o postou, tenha tempo de responder as duvidas. É claro, que isso não influencia, porém, se você tirar muitas duvidas, o seu tutorial pode se tornar mais popular.

Reformular Outro Tutorial

Você achou um tutorial, muito bom, porém, com muitos erros de português, sem screens, sem demo, sem nada. Porém, ele tem um bom conteúdo. Bem, com isso, você pode reformular esse tutorial, colocando as screens, uma demo, boas explicações, etc. Porém, no fim ou no iní­cio do tópico, você deve dar os créditos do tutorial original.

Um Tutorial de Outro Site

Caso você ache um tutorial de outro site, porém, bem escrito, com screens, beta, etc, você pode postar, com os devidos créditos.

Procure Antes de Postar

Já pensou, em ficar dias fazendo um tutorial, e depois perceber que já existe um parecido? É meio chato, não? Portanto, pesquise antes de postar o seu tutorial, pois caso já exista um tutorial parecido, o seu pode ganhar menos "popularidade" já que o assunto dele já é de conhecimento dos makers. É claro, que o que interessa não é a popularidade, mas sim a ajuda prestada aos makers. Mas se você postar um tutorial igual ou parecido a um existente, o tutorial não chamará atenção, por ser algo que todos já saibam. Portanto, pesquise.

Postando Apenas uma Demo

Caso você não queira digitar o tutorial, mas apenas deixar uma demo para download, dê informações sobre ela. Nessas informações, também devem estar contidas screens, para que os usuários tenham idéia do download que irão fazer. Mas se vocíª puder, explique com um tutorial, pois será muito melhor.

http://www.gamesclick10.webs.com

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos