Planeta RPG Maker
Seja bem-vindo ao fórum Planeta RPG Maker!

Você está como Convidado.
Para ter acesso a todas as mensagens do fórum ou responder a tópicos, por favor faça Login ou Registre-se.

Atenção!
As seções Resources, Scripts e Downloads só estão visíveis a usuários registrados no fórum!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Planeta RPG Maker
Seja bem-vindo ao fórum Planeta RPG Maker!

Você está como Convidado.
Para ter acesso a todas as mensagens do fórum ou responder a tópicos, por favor faça Login ou Registre-se.

Atenção!
As seções Resources, Scripts e Downloads só estão visíveis a usuários registrados no fórum!
Planeta RPG Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Um possível recomeço para o fórum e só depende de você! Clique aqui e saiba como ajudar!
Inscrições abertas! As inscrições para STAFF do fórum estão abertas novamente, clique aqui e participe da nossa equipe!

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Aulas de Mapeamento - Castelos

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Aulas de Mapeamento - Castelos Empty Aulas de Mapeamento - Castelos Seg 8 Mar 2010 - 10:14

Sasuke003

Sasuke003


Aulas de Mapeamento - Castelos

Olá gente, Sejam muito bem vindos ao 5° Tutorial de mapas do Sasuke.

Este Tutorial é de Autoria de: Sasuke003

Se for para ser postado em outro lugar, me contate primeiramente.

Olá gente, olha eu aqui denovo, mais uma vez com vocês, para mais uma aula de mapeamento.
Abandonei o maker por uns tempos, mais ja estou de volta, trazendo meu mais novo tutorial, que agora falaremos sobre "castelos".
Vejo que alguns makers hoje em dia não sabem fazer os castelos por fora, seu interior, e o que precisa dentro dele, muitos sabem mais não sabem como fazer isto.
E claro, irei ensinar a vocês como fazer isto, por meio deste tutorial que ensinará parte por parte como fazer um castelo por dentro.

Este tutorial como é muito grande, será feito em partes:

Parte I    - Castelos (Salas Interiores)
Parte II   - Castelos (Calabouços e Dormitórios)
Parte III  - Castelos (Exterior)

Vamos iniciar, mais não no maker, pensando...
E por que pensando? é simples a resposta

Muitos de vocês ja viram, ja jogaram, concerteza, algum Final Fantasy, sugiro que lembrem do I ao VI, que são os mais classicos, e da para ter uma imaginação melhor.
tentem se lembrar de como eram os castelos daqueles jogos... no meu ponto de vista magnifico, e no seu?

Se você gosta/gostou daqueles jogos, ja fica mais facil saber... lembrem-se como eram aqueles castelos por fora, por dentro, tudo, para ser mais facil na hora de utilizar este tutorial.
Enfim... haverá uma pequena diferença entre eles e o meu, la algumas salas, a maioria era juntas uma das outras, ja eu, irei fazer por partes, que é o jeito que gosto de mapear.
Primeiramente vamos imaginar, pode ser com um esboço claro, o seguinte castelo:

Aulas de Mapeamento - Castelos Foto_1

Foto 01

Pronto Sasuke, ai está seu esboço de castelo (Lado Preguiçoso do Sasuke003).
Mais você apenas me atrapalha não é mesmo? Isso parece mais uma fabrica mal feita mdo que um esboço, lhe ensinarei, como fazer o mesmo, mais com estrutura!

Primeiro iremos fazer um esboço de como será por dentro, a planta do castelo dentro, que será assim, no meu ponto de vista:

Obs: (faremos apenas um esboço, você pode fazer tanto de maneira robusta como de maneira sofisticada sua planta, farei bem robusta para simplificar mais)

Aulas de Mapeamento - Castelos Foto_2

Foto 02

(Eu so a arte humana no paint!)

Enfim... Vocês viram mais ou menos no paint como ficaria uma das partes do nosso castelo esboçado não é mesmo?
Mais você pode acabar me perguntando, o que são aquelas flechinhas e cores encima delas? Lhe responderei agora com essa imagem:

Aulas de Mapeamento - Castelos Foto_3

Foto 03

Essa é a Legenda das nossas portas, que são as seguintes:

Vermelho: Sala do Rei

Azul: Corredor

Amarelo: Cozinha

Roxo: Calabouço

Verde: Dormitórios

Cinza: Entrada

Então como podem ver, separamos as portas, dando suas localizações, onde será cada cômodo, aonde será cada parte.
Primeiramente no maker teremos que fazer o hall, que é para aonde dá tudo essas portas.
Obs: Eu ja dei um formato no paint mesmo ao hall do meu castelo, agora passarei para o maker, olhe como ficará!

Aulas de Mapeamento - Castelos Foto_4

Foto 04

Certo, agora que fizemos o formato de nosso hall de entrada, vamos colocar alguns detalhes para deixar mais bonito nao é mesmo?
Vamos lá, deixarei o mesmo assim:

Aulas de Mapeamento - Castelos Foto_5

Foto 05

Ou em Game Play:

Aulas de Mapeamento - Castelos Foto_6

Foto 06

Bem, com isso foi feito nosso ahll de entrada, agora para seguirmos enfrente, vamos fazer a nossa cozinha, olhe em seu esboço para não se esquecer qual porta será ela.
Vamos no maker fazer nosso modelo.

Obs: Quando digo modelo, quero dizer que iremos fazer a estrutura base de nosso mapa, que é ou quadrado, ou pequeno, ou grande, ou seja, a base de todo e qualquer mapa, sua estrutura.

Quando lembramos da cozinha de um castelo, temos que lembrar uma coisa principal, ela é grande, não muito, mais tem que ser grande por que?
Simples a resposta... Por que além de ser feita comida ao rei, é feita comida para os guardas, jardineiro, etc, muitas pessoas, então apenas uma cozinheira(o) não faria o trabalho sózinha(o) não é mesmo?

Para ser mais breve, farei este mesmo mapa, ja com seus detalhes, para observarem mais direitinho, que ficará assim:

Aulas de Mapeamento - Castelos Foto_7

Foto 07

Assim, ficará nossa cozinha, simples não é mesmo?
Veja, lembra que falei que a cozinha tinha que ser grande? e vocês devem estar pensando, se ele disse que deveria ser grande, por que tão pequena?
Apesar de ter feito pequena, ela pode parecer grande pelo tanto de detalhes que coloquei la dentro, exemplos:

-Caixas de madeira
-Caixas de suprimento
-Potes de barro
-Plateleiras nas paredes
-Eventos de janelas
-Eventos de pessoas
-Mesas
-Lareira

E por ai tem mais coisas, mais vamos dar um etc nisto.

Com nossa cozinha ja pronta para deleite de nosso rei, o que iremos fazer agora?
Vamos para a próxima cor, e eu escolho você, azul!
Bem melhor parar com essas coisas e ser mais sério não é mesmo?
Então vamos a cor azul, para fazer nosso corredor.

Vocês estão imaginando acho, corredor é facil de fazer, é apenas uma fenda que você segue em frente, e coloca uma porta no final. Basicamente este é um corredor, mais vamos deixar ele mais apresentavel não é mesmo?
Vou exemplificar fazendo o corredor, da seguinte maneira... fazrei-o reto mesmo, más, com detalhes para deixalo mais bonito, os detalhes ajudam muito nessas horas para não ficar algo monótono que se vê a todo instante, então o farei e ficará assim ó:

Aulas de Mapeamento - Castelos Foto_8

Foto 08


E testado em gameplay:

Aulas de Mapeamento - Castelos Foto_9

Foto 09

Viu como é facil fazer um corredor, e com alguns minimos detalhes, não muito exagerados, deixa-lo agradavel? É bem simples fazer isto como puderam ver.
Se olharem bem, fiz uma coisa que não falei que iria fazer, que é uma entrada, uma porta, a direita no corredor.

Como todo bom castelo de um rei soberano rico e poderoso, sempre encontra-se um Jardim, que é o que me veio a cabeça, e decidi fazer, um jardim para o castelo.
Mais não é simples fazer este jardim, pois ele estará dentro do castelo, nao fora.
Agora nesta parte não usaremos as mesmas paredes, e sim, as paredes de fora do nosso castelo, ficará um plano deste jeito:

Aulas de Mapeamento - Castelos Foto_10

Foto 10

Viram como fica bonito?
Não deu para enchergar direito né? vou mostrar algumas screens em Gameplay:

Aulas de Mapeamento - Castelos Foto_11

Foto 11

Aulas de Mapeamento - Castelos Foto_12

Foto 12

Perceberam como abusei bastante dos detalhes, deixando o local bem arborizado.

Obs: Conseguiram perceber que no meu mapa, tinha bastante coisa que foi feita com eventos, e a imagem estava um pouco mais luminósa que o normal. Simples isso deixa um ar mais rico ao mapa, o que fiz apena foi trocar a cor de tela deixando-a mais clara, e com uma imagem que poderam pegar no projeto deste tutorial, deixei com mais luminosidade, a imagem foi para mostrar que está bem de manha cedo, um sol mais puro e branco.

Continuando...

Feito, fizemos o que nossa majestade pediu, o seu lindo Jardim, agora continuando, faremos a biblioteca não é mesmo?
Eu consegui alguns tiles especialmente para faze-la para deixar com uma cara melhor, os tiles acho que vocês ja conhecem, conheci eles ontem, dei tudo bem e tudo mais para eles, mais os que nunca os viram, poderam pegar no projeto do tutorial.
Iremos fazer a biblioteca pequena, pois o tile que será usado deixará a mesma com uma cara de cheia, grande, bonita e tudo mais, ficará assim:

Aulas de Mapeamento - Castelos Foto_13

Foto 13

E em Gameplay:

Aulas de Mapeamento - Castelos Foto_14

Foto 14

Viu como ficou até bem ajeitado? peço apenas que faça silêncio na hora que entrar, pode acabar perturbando a todos...

Para ajudar vocês a terem uma visão melhor do tutorial, estou disponibilizando o projeto do mesmo, façam bom proveito do mesmo:

Download: http://www.4shared.com/file/236873387/f71ea2e/Tutorial_-_Castelo.html

Bem pessoal, é isto, aprendemos hoje como fazer Salas interiores de nossos castelos, o próximo tutorial faremos temidos calabouços a fujões que tentam roubar as coisas dentro do castelo e também dormitórios para os pobres guardas, e não esqueçamos da maginífca sala do Rei!
Então até mais agente, obrigado por lerem o tutorial e See Ya do Sasuke!

2Aulas de Mapeamento - Castelos Empty Re: Aulas de Mapeamento - Castelos Ter 9 Mar 2010 - 12:58

KABAL

KABAL
• Lenda •

obrigado por essa colaboração ^^. vai ajudar muita gente na criação de jogos

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos