Cartas de Aprisionamento de poderes
Falaí galera!!!
Toh aki pra postar + 1 tutorial pra v6.
Estava eu aki pensando e aí eu pensei: "como eu posso colocar um sistema que use cartas no jogo?"
e respondi: "eu posso criar um sistema para aprisionar os inimigos em cartas...
ou então para aprisionar apenas sua habilidade especial! Assim, depois eu posso usá-la contra um outro inimigo!"
resumindo: aqui nós vamos aprender como aprisionar a habilidade de um inimigoem uma carta, e usá-la como se fosse uma habilidade sua
é bem complicado, então preste atenção.
1º Passo - Crie o Inimigo
Começaremos criando o inimigo cuja habilidade será aprisionada em uma carta.
para o exemplo, eu usarei o inimigo "abelha", pré definido pelo rtp. Repare que a abelha possui uma habilidade: "ataque venenoso". Lembre disso.
2º Passo - Crie os Itens
Crie 2 itens - 1 com a carta em branco e 1 para a carta com o poder aprisionado.
Carta em Branco:
-nome: Carta Branca
-Descrição: Carta usada para aprisionar habilidades inimigas
-Afeta: Um só inimigo
-Usável em: Apenas batalha (Isso impede que vc desperdice uma no menu)
-Consumo: Coloque "SIM" (senão vc nao vai gastar cartas, aí fica fácil)
-Evento Comum: Selecione o nº do evento comum, que será configurado no 4º passo.
Carta como poder:
-Nome: Carta (Nome do inimigo do poder aprisionado. ex: carta abelha)
-Todos os outros campos devem ser preenchidos igualmente aos da habilidade a ser aprisionada. (no exemplo, ataque venenoso)
3º Passo - Crie o grupo de inimigos
Primeiro selecione a quantidade de inimigos neste grupo. Isso fica a seu critério, para o exemplo, coloquei 2 abelhas.
Repare agora, que na parte de baixo, existe um quadro chamado "eventos". É aqui que a mágica começa.
Coloque como condição 1 switch "chamada aprisionou"=ON.
Coloque os seguintes comandos:
Mudar item:[carta abelha]
Mensagem: "Ataque venenoso de Abelha foi aprisionado!"
Opções de switch: (xxxx)Aprisionou=OFF
4º Passo - Crie o evento comum
Crie o evento comum (com o nº que vc escolheu no 2º passo, na carta branca)
coloque o nome de "carta branca" e em condição inicial coloque "Nada". agora os comandos:
- primeiro criaremos uma variável de nome "chance de capturar" e a randomizaremos, isto é, colocaremos para "substituir" e em aleatório de 0 a 100
- agora criaremos uma condição:
Coloque "variável, e selecione a variável que randomizamos anteriormente.
coloque também "menor ou igual" e coloque a porcentagem de chance de capturar. (isso independe do hp ou estado do inimigo; se deseja que a chance seja de 30%, coloque 30.)
Não esqueça de deixar marcado o campo "Adicionar exceção"
-Dentro da condição, coloque apenas um comando para ativar o switch "aprisionou". Isso ativará o evento que colocamos em "grupos de inimigos"
-Dentro da exceção, coloque uma mensagem de falha. (não precisa colocar comando para diminuir 1 carta)
seu evento comum vai ficar assim:
Opções de Variável: [0001:Chance de Capturar]=Aleatório = (0..100)
[color=blue]Condição: Variável [0001:Chance de capturar]
Falaí galera!!!
Toh aki pra postar + 1 tutorial pra v6.
Estava eu aki pensando e aí eu pensei: "como eu posso colocar um sistema que use cartas no jogo?"
e respondi: "eu posso criar um sistema para aprisionar os inimigos em cartas...
ou então para aprisionar apenas sua habilidade especial! Assim, depois eu posso usá-la contra um outro inimigo!"
resumindo: aqui nós vamos aprender como aprisionar a habilidade de um inimigoem uma carta, e usá-la como se fosse uma habilidade sua
é bem complicado, então preste atenção.
1º Passo - Crie o Inimigo
Começaremos criando o inimigo cuja habilidade será aprisionada em uma carta.
para o exemplo, eu usarei o inimigo "abelha", pré definido pelo rtp. Repare que a abelha possui uma habilidade: "ataque venenoso". Lembre disso.
- Spoiler:
2º Passo - Crie os Itens
Crie 2 itens - 1 com a carta em branco e 1 para a carta com o poder aprisionado.
Carta em Branco:
-nome: Carta Branca
-Descrição: Carta usada para aprisionar habilidades inimigas
-Afeta: Um só inimigo
-Usável em: Apenas batalha (Isso impede que vc desperdice uma no menu)
-Consumo: Coloque "SIM" (senão vc nao vai gastar cartas, aí fica fácil)
-Evento Comum: Selecione o nº do evento comum, que será configurado no 4º passo.
Carta como poder:
-Nome: Carta (Nome do inimigo do poder aprisionado. ex: carta abelha)
-Todos os outros campos devem ser preenchidos igualmente aos da habilidade a ser aprisionada. (no exemplo, ataque venenoso)
- Spoiler:
- carta branca:
carta com poder = habilidade aprisionada:
3º Passo - Crie o grupo de inimigos
Primeiro selecione a quantidade de inimigos neste grupo. Isso fica a seu critério, para o exemplo, coloquei 2 abelhas.
Repare agora, que na parte de baixo, existe um quadro chamado "eventos". É aqui que a mágica começa.
Coloque como condição 1 switch "chamada aprisionou"=ON.
Coloque os seguintes comandos:
Mudar item:[carta abelha]
Mensagem: "Ataque venenoso de Abelha foi aprisionado!"
Opções de switch: (xxxx)Aprisionou=OFF
- Spoiler:
4º Passo - Crie o evento comum
Crie o evento comum (com o nº que vc escolheu no 2º passo, na carta branca)
coloque o nome de "carta branca" e em condição inicial coloque "Nada". agora os comandos:
- primeiro criaremos uma variável de nome "chance de capturar" e a randomizaremos, isto é, colocaremos para "substituir" e em aleatório de 0 a 100
- Spoiler:
- agora criaremos uma condição:
Coloque "variável, e selecione a variável que randomizamos anteriormente.
coloque também "menor ou igual" e coloque a porcentagem de chance de capturar. (isso independe do hp ou estado do inimigo; se deseja que a chance seja de 30%, coloque 30.)
Não esqueça de deixar marcado o campo "Adicionar exceção"
- Spoiler:
-Dentro da condição, coloque apenas um comando para ativar o switch "aprisionou". Isso ativará o evento que colocamos em "grupos de inimigos"
-Dentro da exceção, coloque uma mensagem de falha. (não precisa colocar comando para diminuir 1 carta)
seu evento comum vai ficar assim:
Opções de Variável: [0001:Chance de Capturar]=Aleatório = (0..100)
[color=blue]Condição: Variável [0001:Chance de capturar]