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Seleção de personagem por evento

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Seleção de personagem por evento Empty Seleção de personagem por evento Sex 21 maio 2010 - 23:44

red

red


Seleção de personagens por eventos
Demo: Mega Man


Criador: Red
Plataforma: RpgMaker Xp



Seleção de personagem por evento Ipt5ll


Seleção de personagem por evento V3o7


Eae, pessoal do santuario tudo ok?

Depois de muito tempo fora do maker eu estou de volta. E pra começar vou demostrar como criar uma tela de seleção (por eventos) para o seu jogo.

Obs. nesse tutorial vou usar 4 personagens mas você pode adapta-lo facilmente para quantos personagens quiser.

A primeira coisa a se pensar, é como funcionará o cursor. No caso desse tutorial ele deve se mover na horizontal, ou seja, quando o usuario aperta a seta para direita o cursor vai para o personagem da direita, quando o usuário aperta a seta para esquerda o cursor vai para o personagem da esquerda, mas quando o cursor estiver no ultimo personagem e o usuário apertar para direita o cursor deve voltar para primeiro personagem.

Para resolver esse problema vou usar uma operação que talvez não seja conhecida por todos, mas é muito usada em liguagens de programação, essa operação é o modulo ou resto (%).

O que é o modulo? (explicação sobre o modulo)

"Pode-se dizer" que essa operação devolve o valor do resto da divisão de dois números inteiros, veja o exemplo:

3 % 2 = 1 (o resto da divisão entre 3 e 2)

3 % 4 = 3 (o resto da divisão entre 3 e 4)

-1 % 4 = 3

Eu escrevi "pode-se dizer", por que existe uma divergência no caso de números de sinais diferentes, em algumas linguagens (ex: C) -1 % 4 = -1 em outras (ex: python) -1 % 4 = 3. Esse ultimo também é o caso dos eventos do RPG maker XP. (fim da explicação sobre o modulo)

Agora que todos já sabem o que é modulo vou continuar o tutorial.

Vamos criar uma variável chamada "selecao" e uma condição que é ativada quando se aperta a seta para direita. Dentro da condição coloque duas instruções, a primeira soma 1 ao valor da "selecao" e a segunda pega o resto da divisão da "selecao" por 4.

Spoiler:

Veja o que acontece com o valor da "selecao":

selecao = 0 (valor de inicio)

aperta "->" selecao = ( (selecao + 1) % 4)
selecao = 1

aperta "->" selecao = ( (selecao + 1) % 4)
selecao = 2

aperta "->" selecao = ( (selecao + 1) % 4)
selecao = 3

aperta "->" selecao = ( (selecao + 1) % 4)
selecao = 0

Agora basta associar a posição do cursor a variável "selecao", e o problema do cursor voltar esta resolvido, mas não esqueça de fazer o mesmo para esquerda "<-"

Spoiler:

Veja o que acontece com valor da "selecao":

selecao = 0 (valor de inicio)

aperta "<-" selecao = ( (selecao - 1) % 4)
selecao = 3

aperta "<-" selecao = ( (selecao - 1) % 4)
selecao = 2

aperta "<-" selecao = ( (selecao - 1) % 4)
selecao = 1

aperta "<-" selecao = ( (selecao - 1) % 4)
selecao = 0

Feito isso, falta agora associar a imagem do cursor ao valor da selecao, veja como:

Primeiro coloque as imagens dos personagem na tela (acho que todos sabem fazer isso), depois crie 4 condições uma que é ativada quando o valor de selecao for = 0 e as outras quando for = 1 , 2 e 3

Spoiler:

Dentro da primeira condição coloque uma instrução para mostrar a imagem do cursor sobre o primeiro personagem, na segunda condição para mostrar o cursor sobre o segundo personagem e assim até a ultima.

Agora vou criar um botão para selecionar o personagem (escolhe o personagem), e a tela de seleção estará pronta.

Para isso crie um condição que é ativada quando a tecla C (enter) é apertada, dentro dela coloque um teletransporte para outro mapa
e delete todas as imagens que vc usou...

Spoiler:

nesse novo mapa crie mais 4 condições, a primeira é ativada quando selecao = 0, a segunda quando selecao = 1 e assim até selecao = 4. Dentro delas coloque uma instrução para mudar o grafico do personagem (ou mudar grupo, mudar nome ou o que for necessario).


E, é isso, espero que gostem do sistema, expliquei somente o necessário para montar o sistema, na demo tem mais alguns detalhes (ex: peq. animação quando personagem é selecionado) que acho que não há necessidade explicar, mas que deixam o jogo mais apresentavel.

download demo

http://www.4shared.com/file/ArWuyq7b/Project1.html



Última edição por red em Sáb 22 maio 2010 - 20:45, editado 2 vez(es)

2Seleção de personagem por evento Empty Re: Seleção de personagem por evento Sáb 22 maio 2010 - 12:08

kurunko

kurunko


Ótimo tutorial, esse tipo de escolha ajuda muito, principalmente em jogos com ABS
Parabens e THNX

3Seleção de personagem por evento Empty Re: Seleção de personagem por evento Sáb 22 maio 2010 - 20:46

red

red


Valeu Cara

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