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Evoluir Personagens

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1Evoluir Personagens Empty Evoluir Personagens Qui 20 maio 2010 - 18:04

Eddye44

Eddye44


Evolução por eventos (RMVX)

Olá pessoal!!!
como prometido, aí vai um tutorial contendo um sistema de evolução no RMVX apenas com eventos comuns.


Como funciona?

Isso eh simples: quando o personagem chegar num determinado nível, ele evolui de uma classe para outra (de soldado a cavaleiro, por exemplo)
mas, como fazer isso?



1º passo

crie um switch chamada 'evolução'. Coloque logo na introdução do jogo o comando switch=ON para esse switch (este switch deve estar ON quando o personagem estiver no nível que vc desejar para a evolução).
obs*: crie uma switch para cada personagem q for evoluir, e ative todas no início do jogo.


Evoluir Personagens 01


2º passo

Agora abra o banco de dados, vá na aba "habilidades", e crie uma nova habilidade chamada "evolução".
A habilidade não precisa ter nada, nem dano, nem recuperação, nem descrição, pois ela jah vai sumir.


Evoluir Personagens 02


3º passo

Agora vamos editar as classes. Primeiro, crie as duas classes que vai usar: uma menor que a outra, para o personagem evoluir da menor para a maior (no ,ru caso de "guerreiro" para "Herói"
Na classe menor, ou mais baixa, coloque para que o personagem aprenda a habildade "evolução" (que acabamos de criar), no nível que você desejar que ele evolua, como mostra a imagem:


Evoluir Personagens 03


4º passo

Ainda no banco de dados, vamos para a aba "eventos comuns".É aqui que a mágica acontece.crie um evento comum com essas especificações:
nome: Evolução
condição inicial: Processo paralelo
Switch condicional: 001-Evolução (aquele que criamos no início)

vai ficar assim:


Evoluir Personagens 04


5º passo

Crie uma condição (1ª aba do "comandos de evento"), vá na 2ª aba e marque "herói" e "habilidade". Selecione a habilidade que vc criou lá no início. Deve ficar como a imagem abaixo:

Evoluir Personagens 05


6º passo

Dentro da condição, vc vai inserir um evento de "mudar classe". Escolha o herói a evoluir (aquele que vai aprender a habilidade) e selecione a 2ª classe, a classe para a qual ele evoluirá.

Evoluir Personagens 06


7º passo

Agora coloque um efeito sonoro (sugiro o "sound2.mid", do RTP), coloque tbm uma mensagem: "Personagem evoluiu de Guerreiro para Herói", por exemplo.
por fim, coloque um comando de switch para trocar de ON para OFF aquele switch q vc criou logo no início do tutorial.


Evoluir Personagens 07


8º passo

Pra terminar, certifique-se que o personagem inicial comece como guerreiro, ou seja, a classe mais baixa.

Evoluir Personagens 08


TERMINADO!!!

Mas, antes que alguem pergunte: "mas eddye, como eu sei q isso funciona?", jah vou disponibilizar uma maneira rápida para testar o sistema, e comprovar que ele funciona:



Como testar

Crie um mapa, coloque-o como posição inicial do personagem, e crie um evento assim:

Prioridade: Abaixo do herói
Iniciar Quando: Ao tocar herói
opcional: vc pode colocar um gráfico de chão, hexagrama, algo pra vc saber onde está o evento

Insira nesse evento um comando de Switch=ON para aquele switch, conforme explicamos.

Evoluir Personagens 09

Insira neste mesmo evento, um comando de "mudar nível do herói". Seu personagem cmeça no nível 1, então coloque para aumentar tantos níveis quanto necessário para aprender a habilidade "Evolução" (No meu exemplo, exigia nível 20 para aprender a habilidade, então eu coloquei "aumentar 19")


Evoluir Personagens 10


Agora eh soh dar o play. assim q começar, abra o menu para ver a classe do seu heroi. eh a classe mais baixa.
passe por cima do evento e... Bang! Seu personagem evoluiu! Abra o menu novamente para verificar.

Agora sim... TERMINADO!

espero q v6 gostem e entendam!!!

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