..:: Sistema de Mapa Mundi e Localização ::..
Por: Vivi
Traduzido Por: Matheus47
► Este sistema irá criar um mapa facilmente acessivel de sua area e mostrar a sua localização atual, utilizando
métodos simples de eventos com algumas linhas básicas de RGSS2.(Ruby Scripting Game System 2)
► O que Usaremos:
1 Switch
2 Eventos Comuns
► Em primeiro lugar, será necessário fazer uma pequena modificação no script 'Game_Map'
Na linha 21 do script 'Game_Map' ,logo abaixo do
attr_accessor :need_refresh
cole o codigo abaixo:
Código: [Selecionar]
attr_reader: name # obtém o nome do mapa
Em seguinda,va ate a linha 35 ou 40,e procure por esse codigo:
Código:
@map = load_data(sprintf("Data/Map%03d.rvdata", @map_id))
E cole isso embaixo:
Código:
@name = load_data("Data/MapInfos.rvdata")[@map_id].name
Em primeiro lugar, precisamos de um Switch Chamado 'MAPA' ou algo parecido.
Agora Crie um evento comum com estes parâmetros:
Nome:VerMapa (apenas para referência)
Condição Inicial: Iniciar Automaticamente
Switch Condicional: A switch que você Nomeou como Mapa
Em segundo lugar faça outro evento comum com esses paramentros:
Nome: 'Localização'
Condição Inicial Nada
Switch Condicional Em branco
► Agora nos Comandos de Eventos do Evento Comum VerMapa,faça isso:
►Agora vcomo vocês podem ver,a dois comandos de imagens(Pictures)
Agora para as imagens do mapa você precisa criar uma de um mapa simples e importar para a pasta Pictures do seu projeto.
Você tambem pode fazer apertando a tecla F10 e se guiar pelo menu.
Essas imagens deve estar do tamanho da tela do RPG Maker VX(544x416 pixels) ou pelo menos um pouco
menor(você terá que centralizar se ela for menor)
Abaixo um exemplo do meu jogo : Eternities Call
► Você tambem vai precisar de outra imagem de cada local que você pode visitar,que consiste em um Indicador
e nada mais(tenha certeza de que o indicador esta no mesmo local que o mapa de localização)
Exemplo:
► Isso indica o Castelo de Eigera como sua localização atual(O fundo é trasparente)
Agora para exibir as imagens você irá precisar criar comandos simples no evento' Localização ' criado a pouco.
Em primeiro lugar seu mapa precisa ser exibido.
Meu Mapa é apenas o primeiro da primeira ilha,cada mapa nessa area mostra
uma tag para permitir que o sistema saiba disso.Eu escolhi a tag '{E}'(deve ser colocada no final do nome de cada
mapa dessa area)
,vá para o evento comum 'localização' e nos comandos de eventos,faça isso:
Para mostra o indicador de localização nos precisaremos de outra tag para cada mapa nessa localização,eu vou usar
o exemplo de area de 'Vale Cottages'
Eu Usei essa Tag : [VC]
Eu simplesmente adicione essa linhas de comando:
Agora para exibir a imagem na tela com a sua localização e o mapa,crie um mapa e no nome dele ponha
essas 2 tags:
{E}[VC]
Agora crie um evento,em inicio automatico deixando a Switch 'Mapa' em ON,em seguida de um Apagar Evento Temporario.
O resultado final deve ser parecido com esse:
Por: Vivi
Traduzido Por: Matheus47
► Este sistema irá criar um mapa facilmente acessivel de sua area e mostrar a sua localização atual, utilizando
métodos simples de eventos com algumas linhas básicas de RGSS2.(Ruby Scripting Game System 2)
► O que Usaremos:
1 Switch
2 Eventos Comuns
► Em primeiro lugar, será necessário fazer uma pequena modificação no script 'Game_Map'
Na linha 21 do script 'Game_Map' ,logo abaixo do
attr_accessor :need_refresh
cole o codigo abaixo:
Código: [Selecionar]
attr_reader: name # obtém o nome do mapa
Em seguinda,va ate a linha 35 ou 40,e procure por esse codigo:
Código:
@map = load_data(sprintf("Data/Map%03d.rvdata", @map_id))
E cole isso embaixo:
Código:
@name = load_data("Data/MapInfos.rvdata")[@map_id].name
Em primeiro lugar, precisamos de um Switch Chamado 'MAPA' ou algo parecido.
Agora Crie um evento comum com estes parâmetros:
Nome:VerMapa (apenas para referência)
Condição Inicial: Iniciar Automaticamente
Switch Condicional: A switch que você Nomeou como Mapa
Em segundo lugar faça outro evento comum com esses paramentros:
Nome: 'Localização'
Condição Inicial Nada
Switch Condicional Em branco
► Agora nos Comandos de Eventos do Evento Comum VerMapa,faça isso:
►Agora vcomo vocês podem ver,a dois comandos de imagens(Pictures)
Agora para as imagens do mapa você precisa criar uma de um mapa simples e importar para a pasta Pictures do seu projeto.
Você tambem pode fazer apertando a tecla F10 e se guiar pelo menu.
Essas imagens deve estar do tamanho da tela do RPG Maker VX(544x416 pixels) ou pelo menos um pouco
menor(você terá que centralizar se ela for menor)
Abaixo um exemplo do meu jogo : Eternities Call
► Você tambem vai precisar de outra imagem de cada local que você pode visitar,que consiste em um Indicador
e nada mais(tenha certeza de que o indicador esta no mesmo local que o mapa de localização)
Exemplo:
► Isso indica o Castelo de Eigera como sua localização atual(O fundo é trasparente)
Agora para exibir as imagens você irá precisar criar comandos simples no evento' Localização ' criado a pouco.
Em primeiro lugar seu mapa precisa ser exibido.
Meu Mapa é apenas o primeiro da primeira ilha,cada mapa nessa area mostra
uma tag para permitir que o sistema saiba disso.Eu escolhi a tag '{E}'(deve ser colocada no final do nome de cada
mapa dessa area)
,vá para o evento comum 'localização' e nos comandos de eventos,faça isso:
Para mostra o indicador de localização nos precisaremos de outra tag para cada mapa nessa localização,eu vou usar
o exemplo de area de 'Vale Cottages'
Eu Usei essa Tag : [VC]
Eu simplesmente adicione essa linhas de comando:
Agora para exibir a imagem na tela com a sua localização e o mapa,crie um mapa e no nome dele ponha
essas 2 tags:
{E}[VC]
Agora crie um evento,em inicio automatico deixando a Switch 'Mapa' em ON,em seguida de um Apagar Evento Temporario.
O resultado final deve ser parecido com esse:
Última edição por matheus47 em Dom 22 Ago 2010 - 20:57, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : faltou as imagens)