Planeta RPG Maker
Seja bem-vindo ao fórum Planeta RPG Maker!

Você está como Convidado.
Para ter acesso a todas as mensagens do fórum ou responder a tópicos, por favor faça Login ou Registre-se.

Atenção!
As seções Resources, Scripts e Downloads só estão visíveis a usuários registrados no fórum!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Planeta RPG Maker
Seja bem-vindo ao fórum Planeta RPG Maker!

Você está como Convidado.
Para ter acesso a todas as mensagens do fórum ou responder a tópicos, por favor faça Login ou Registre-se.

Atenção!
As seções Resources, Scripts e Downloads só estão visíveis a usuários registrados no fórum!
Planeta RPG Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Um possível recomeço para o fórum e só depende de você! Clique aqui e saiba como ajudar!
Inscrições abertas! As inscrições para STAFF do fórum estão abertas novamente, clique aqui e participe da nossa equipe!

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O Primeiro Projeto

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1O Primeiro Projeto Empty O Primeiro Projeto Sex 20 Fev 2009 - 17:41

HikuWalker

HikuWalker


Vamos como bem do ínicio sobre como iniciar um bom projeto, bem, pelo menos fazer algo melhor, mas falarei só sobre a criação do nome, pois o resto será explicado com detalhes nos próximos passos, então aproveitem!

Dando início ao projetoQuando nós fazemos o nosso primeiro jogo, geralmente cometemos erros gravíssimos, porém não queremos notar isso, no ínicio a maioria não admite o erro, mas tudo bem, estou aqui justamente para você tentar ao menos evitar isso e aceitar as críticas de uma maneira proveitosa, então vamos ao primeiro passo.

Como crio um nome para o meu jogo?Bem, essa parte não chega a ser tão difícil, porém tem que tomar cuidado para não fazer um nome totalmente sem sentido ou que não tem nada a ver, então vamos a uns exemplos conhecidos:

As Aventuras de Joãzinho - Quantos já não viram usar um nome desses para um jogo, geralmente é porque a pessoa está sem criatividade e joga o nome do herói no título.
O Antigo Templo Sagrado dos Deuses Dragões Dourados Imortais - Pra que usar um nome totalmente absurdo desses para um jogo? não é necessário, dá para resumir e sem contar que colocar isso na Tela de Título do seu jogo vai ser um pouquinho extenso.
Deuses Elementais - Bem, isso já denuncia que o jogo já é clichê, não darei muitas explicações, pois isso esclarecerei no próximo passo, mas para aqueles que conhecem, já sabem que é bom evitar.
O Reino dus Dragao - O que é isso? já viu que o jogo deve ser uma maravilha e sem contar que o autor deve ser um aluno presente nas aulas de português. Erros ortográficos são um caso sério e ainda destroem a imagem do seu jogo.
Lejend of Knigths - Não que eu tenha nada contra a usar Títulos em inglês, mas pior que erro de português é não saber inglês e ainda passar uma vergonha dessas. Se não sabem, então não usem.
Final Fantasy - Não tenho também nada contra, mas usar nomes de jogos tão conhecidos demostram falta de capacidade de criar um próprio, eu realmente não aconselho, mas se usar, tudo bem.
Esses são só alguns erros que se iniciam até mesmo no título do jogo e você nem sabe ou também não quer saber, pense bem o nome do jogo influencia até mesmo na divulgação.

Não teria algumas dicas legais?Em primeiro lugar, nunca faça nenhuma das coisas que eu citei acima nos títulos, segundo lugar, sempre tente buscar um nome original e veja se não há um mesmo de um outro Autor, assim evita confusões.

Outra coisa que se pode fazer é ver sobre qual história o seu jogo irá se basear, isso poderá ajudá-lo na criação de um nome adequado ao seu jogo, por exemplo:

Há muito tempo a Terra era um local de paz e que sempre vivia em harmonia, dizem uns que isso tudo havia sido criado por uma deusa chamada Zarnack através de uns pergaminhos onde se conseguia toda a sabedoria existente sobre o Universo, porém um dia, um dos seus anjos chamado Malder tentou roubá-los, porém foi pego e como castigo teve suas asas queimadas e logo após foi expulso do Santuário …

Eu não preciso contar toda a história afinal de contas é só para se ter uma base sobre o que você pode identificar aí que servirá para o título do seu jogo, então vamos lá:

Primeiro - Devemos descobrir o que foi que mais se destacou em toda a História, então o que foi? se falou ou pensou Pergaminhos, então está correto, mas por que eles? bem, eles foram responsáveis pela sabedoria da Deusa Zarnack que criou a Terra e devido a isso surgiu uma certa inveja sobre tantos poderes que podem dominar o Universo, acho que é o suficiente.
Segundo - Sabemos que um nome de um jogo ser só Pergaminhos é um pouco sem graça, mas dá para acrescentar só mais uma coisinha, você pode por exemplo usar o Sagrado afinal de contas eram protegidos por uma Deusa, então vai ficar Pergaminhos Sagrados, já fica bem melhor.
Você também pode criar um outro nome, mas é só não tentar fugir da história principal do jogo, pois pode ficar sem sentido.

Eu sempre devo ter uma história antes de criar um título?Eu acho melhor, pois assim será mais fácil para descobrir o nome do jogo e saber se fica legal, mas lembre-se de não fazer aquilo que eu falei acima, tente evitar criar nomes clichês, gigantescos demais, sem sentido e tudo mais que eu escrevi. Pronto para a próxima parte? Então vamos começar.

IniciandoBem, nós sabemos que todo jogo tem uma história principal ou se preferir uma história base, que normalmente é a história que você cria (Lógico), mas ela tem de ser bem trabalhada, não é para fazer ela em segundos e nem em minutos, pois será raro ela ficar bem.

Em qual tempo se passará o seu jogo?Podemos determinar as variações de tempo de uma maneira bem simples, como: Presente, Passado e Futuro, pode ser caracterizado também como:

Moderno - Esse geralmente é baseado em um tempo presente, então as história pode ter um conteúdo, como: Zumbis, Vampiros, Mutações Genéticas, Um Ínicio do Avanço Tecnológico ou Biológico, etc. Resumindo: Conteúdos que façam parte de tempos atuais, já que é presente (que lógico).
Medieval - Esse já é baseado em um período bem antigo, suas histórias geralmente apresentam um conteúdo como: Deuses, Magos, Seres das Trevas, Monstros de Todas as Espécies, Magias, Encantamentos, Artefatos Mágicos, etc. Resumindo: Conteúdos que expressam o passado medieval, onde ainda era formado por impérios, reis, etc.
Futurístico - Esse é baseado em tempos bem distantes, só que agora lá no futuro, onde geralmente a Tecnologia é bem avançada, e apresentam: Robôs, Máquinas Inteligentes, Humanos Escravizados, Exploração do Espaço, etc. Resumindo: Conteúdos que falem sobre um futuro onde as máquinas predominavam ou onde a raça humana já é quase ou totalmente extinta.
Isso serve apenas como base, não precisa ser exatamente o Medieval, pode ser outra coisa do tanto que represente o passado. Exemplo: Se você escolher por exemplo o tempo Medieval, então é lógico que a história se passe mesmo pelo passado (isso também é lógico de novo), então não me venha aparecer com um TV durante esta época, pelo amor de deus.

Como você já sabe que quando fizer a história seja no tempo que for, vai decidir a maneira que será o jogo, nos mapas, no enredo e tudo que complementa um jogo.

Como criar uma história original?Isso hoje em dia está muito difícil de ser feito, já é raro encontrar uma história que seja totalmente original, mas claro, não impossível.

Mas em primeiro lugar, eu digo uma regra importante que é: Nunca copie nada de ninguém. Você tem que pensar em tudo que nunca foi feito para poder pôr na sua história, assim, evitando que ela se torne o famoso Clichê.

O que é uma história clichê?Você deve se perguntar isso né? Mas tentarei explicar para quem não sabe, isso já é praticamente impossível, afinal de contas, uma boa parte sabe.

Para quem não sabe, uma história clichê é aquele tipo de história que você vê milhares de vezes em diferentes projetos, como por exemplo:

Um herói que morava em uma vila que teve seus pais assassinados por um mago das trevas que o odiava e o principal objetivo é matar quem fez isso com seus pais, sendo o escolhido, ele terá que usar os cristais elementais para destruir o inimigo.

Vamos ao erro dessa história:

Herói que Mora em Vila - Por que o herói tem sempre que morar em vila, não poderia ser uma Cidade ou um Castelo? E por que ele tem de ser pobre?
Pais Assassinados - Por que eles têm que morrer? E outra coisa que se nota também é que quando é Herói, quem morre é a Mãe e quando é Heroína, quem morre é o Pai, chega a ser cansativo e até mesmo previsível.
Vilão que Odeia o Herói - Ninguém nem sabe o porquê dele odiar tanto o herói e essa parte da história fica perdida, mas aí você lembra “Mas ele é o escolhido”, porém …
Herói ser Escolhido - Ser escolhido por quem? O Deus apontou o dedo e escolheu? Na maioria das vezes você não sabe por quem essa criatura foi escolhida, mas muitos deixam essa parte da história perdida no jogo.
Cristais Elementais - Essa história é usada e muito e essa as vezes se perde a história, por exemplo: De onde surgiram esses cristais? E por quem foram criados ou pelo o quê?
Essas histórias você já deve ter visto muitas vezes, mas você deve estar pensando Poxa! o meu jogo então é um lixo!,não se engane, pois um jogo assim dá pra resgatar, veja por exemplo:

Um herói chamado Alex morava em uma vila pacata perto da Cidade de Matreb e era muito reconhecido por onde passava, devido ao seus grandes talentos na arte da luta, porém um dia, seus pais foram assassinados por um terrível Feiticeiro chamado Kayser que queria um artefato que o seu pai havia conseguido que serviria para desencadear a fúria dos Deuses Elementais que protegiam os seus respectivos cristais, após isso o Feiticeiro foi embora, deixando Alex diante de seus pais mortos…

Poucos dias se passsaram e Alex decidiu vingar a morte de seus pais, indo atrás do Feiticeiro, porém essa jornada não seria em busca só de vingança, muitas coisas estão envolvidas, muitos amigos o ajudarão a acabar com esse sentimento e restaurar a paz no mundo.

Bem, eu não disse em momento algum que ía acabar com o clichê, mas deu uma melhorada boa, comparada a outra. Vejamos os pontos de antes:

Herói que Mora em Vila - Continua morando em uma vila, mas pelo menos é perto de uma cidade (hehehe).
Pais Assassinados - Morreram, mas serviu para desencadear algum motivo para o herói ir atrás do principal vilão, mas continua um pouco clichê.
Vilão que Odeia o Herói - Ele não odeia o herói, ele só destrói aqueles que ficam no seu caminho e se o herói está indo atrás dele, o que acha que vai acontecer?
Herói ser Escolhido - Tirei essa parte, porém ele entrará na história sem ser escolhido nem nada, mas terá apoio de amigos.
Cristais Elementais - Continuaram a ficar, mas pelo menos dei uma bela desculpa para a história de cada, pode notar bem na história que eu coloquei Deuses Elementais, assim explica um pouco a existência dos cristais, mas não tudo, pois você terá de explicar no jogo. Continua clichê.
Estou sem criatividade para criar uma história?Existem meios de onde você pode tirar com base para a história do seu jogo, mas lembre-se é só para se ter uma base e não copiar.

Onde posso conseguir, poderia falar?Meu deus, que falta de criatividade, mas bem, posso citar os seguintes meios:

Livros - Se conseguir pegar um com um conteúdo ao seu gosto, dá pra fazer, como: História Grega, Egípcia, Nórdica, pode ser também História de Deuses, são ótimos para um jogo no estilo medieval.
Net-Books - São praticamente livros que são conseguidos na Internet, mas pode se encontrar bons contos, histórias mágicas, etc.
Filmes - São bons também para criar jogos, por exemplo: O Senho dos Anéis, esse foi o filme que usei para conseguir uma base ao meu jogo, mas pode ser qualquer outro e de qualquer gênero.
Desenhos Animados - São maravilhosos para isso, mas aconselho mais os japoneses, pois apresentam uma história impecável.
Eixstem inúmeros métodos para se fazer uma boa história, mas com isso dá para ao menos você ter uma base para criar uma história legal que servirá para o seu lindo jogo.

Acabei a história, e agora?Bem, se você conseguiu fazer algo, meus parabéns, mas agora eu saio de cena, melhor dizendo, saio do tuto, afinal de contas, quem sabe os mistérios que serão colocados no jogo é você mesmo e é disso que a história necessita.

Mas não tem nem um conselho?Que exploração, mas bem, vou dar uma dicas básicas que até mesmo você sabe:

Quando conseguir fazer a história, tentem não contar tudo no ínicio do jogo, vai desenrolando aos poucos e tente manter a história principal até o fim. Evitem fazer histórias confusas demais, aquele tipo de história sem pé e nem cabeça, se der não tem nem os braços (hehehe). Evite isso, poderá correr o risco de parecer algo japonês. Mas o mais importante de tudo é tentar fazer algo extraodinário e imprevisível.

PersonagensQuando falo que tudo depende deles, é porque são eles que dão rumo a história principal e até mesmo outras histórias dentro do jogo, afinal de contas, são eles que usamos para jogar (Lógico).

Como escolher personagens que se “adequem” ao jogo?Tudo depende do tempo em que se passa o jogo (aqueles que eu falei no 2º passo), com isso, você poderá escolher esses personagens, sabendo a que classes pertencem, você saberá mais ou menos o que escolher, mas em caso de dúvida:

Modernos - Geralmente são usados: Pessoas Normais, Mutantes, Atiradores, Ladrões, Lutador de Artes Marciais, Mafiosos, etc.
Medievais - Geralmente são usados: Magos, Soldados, Lanceiros, Cavaleiros, Guardiões, Arqueiros, Anjos, Demônios, etc.
Futurísticos - Geralmente são usados: Robôs, Pessoas Normais, Aniquiladores, Soldados Robóticos, Monstros, etc.
Na verdade são só algumas, mas tudo depende da sua criatividade, você pode criar novas classes para ter no seu jogo.

Para selecionar bons personagens, é bom que você varie as classes ou uma escolher que todos sejam da mesma classe, porém, com habilidades diferentes.



Última edição por Hiku em Qui 16 Abr 2009 - 12:47, editado 3 vez(es)

2O Primeiro Projeto Empty [INTRODUÇAO]O Primeiro Projeto Parte 2 Sex 20 Fev 2009 - 17:45

HikuWalker

HikuWalker


E quanto ao visual do personagem?O visual do personagem também conta, aqueles heróis medievais com suas famosas armaduras se tornam enjoativos, então é bom variar um pouco no visual. Lembre-se que o visual do personagem também denúncia a descrição dele, claro, isso não é válido para todos, mas uma maioria, sim. Tente procurar um Character com um visual legal, não que isso seja realmente importante, mas é sempre bom ver isso.

Consegui os personagens, mas como encaixar eles dentro da História?Para encaixá-los no jogo você deverá fazer antes a história de cada um, agora você deve estar pensando Criar história de cada um é muito difícil!, bem, é isso mesmo, mas depende da quantidade de personagens que for usar.

Fazer a história de cada um é bom, pois você dá vida à eles, ajuda também no desenvovimento da história principal do jogo, pois é essencial você fazer uma ligação entre os Personagens e A História Principal.

Como criar a História de cada Personagem?Bem, vou explicar um método legal criado até por mim mesmo que serve para você ter uma base do que fazer, mas não faço milagres (xD hehehe), vamos tentar:

Veja primeiro a quantidade de personagens que você tem e elabore as histórias ou a vida de cada um, como preferir. Por exemplo:

Alex:Para fazer a história dele, vamos fazer uma pequena ficha que poderá servir para todos os personagens:

Nome - Aqui será colocado o nome do seu personagem. Serve para identificar.
Idade - Aqui será colocado a idade do personagem. Serve para designar a maturidade do personagem em relação aos outros.
Classe - Aqui será colocada a classe do qual seu personagem faz parte. Serve para saber o que ele faz, treinou, aprendeu, etc.
Objetivo no Jogo - Aqui você colocará qual a função dele no jogo. Serve para saber sobre qual é o fundamento dele no jogo.
Personalidade - Aqui você colocará as características do personagem, os sentimentos, etc. Serve para designar sobre como ele será durante o jogo.
História - Aqui você colocará a história de vida do personagem. Esse serve, e muito, essa parte pode ser considerada a mais importante, pois é onde a história do Personagem se mistura ao da História Principal.
Envolvimento Geral - Aqui serve para você falar sobre o envolvimento dele com os outros Personagens e a História. Serve também para fazer as ligações entre tudo de uma maneira geral, até mesmo os NPC’s.
Feito isso, ficará assim:

Nome - Alex (Se quiser colocar um nome inteiro, pode).
Idade - 16 Anos (È mais jovem e não conhece tudo sobre a vida).
Classe - Guerreiro (Forte em batalhas, mas possue uma fraqueza enorme quanto a magia).
Objetivo no Jogo - Cumprir sua Vingança e Restaurar a Paz Mundial (Possue desejos incontroláveis e fará um bem a humanidade).
Personalidade - Forte, Destemido, Corajoso e tem um desejo de Vingança (Você pode acrescentar mais alguma coisa, mas deve manter a personalidade dele durante todo o jogo, pois se ele for Corajoso, então ele não vai fugir de uma batalha).
História - Alex é um grande guerreiro que teve os seus pais assassinados por um Feiticeiro chamado Kayser, após ao acontecimento, ele só deseja se vingar dele, mas aos poucos ele conhecerá amigos que o ajudarão nessa jornada (Essa história consegui, a partir da História Principal, mas tentem improvisar as dos outros).
Envolvimento Geral - Ele é apaixonado pela Leena que é filha do Rei de Lawrence que tem um grande guerreiro chamado Kyros que comando um exército real pra atacar o grande Feiticeiro Kayser (Com essa história eu fiz a ligação entre a história e os personagens, que são: Alex, Leena e Kyros, mas não é necessário fazer ligações entre todos os personagens, mas com a história sim).
Acho que isso deve ajudar a criar uma boa história para eles, mas não tudo, pois a criatividade para cada história virá de cada um de vocês. Inevitável.

Não entendi nada do que você disse, o que eu faço?Bem, basta você se basear em outros personagens, como de Livros, Desenhos, Filmes, Novelas, Sua mãe (xD hehehe) e outras coisas.

Dando personalidade aos Vilões?Eu quase que esquecia dessa parte, temos que lembrar que os vilões também têm personalidade e pode ser usada a mesma ficha que foi usada para os personagens principais. Como os heróis, os vilões possuem seus sentimentos, apesar de serem cruéis, malvados e tudo mais de ruim, lembre-se, isso é considerado um sentimento, não se engane.

Outra coisa, não faça vilões previsíveis demais e que so têm o objetivo de destruir o mundo e o herói (isso é horrível). Faça vilões inteligentes, principalmente os principais, os outros podem fazer à sua maneira, menos inteligentes, fazendo eles mais brutos. Vilões principais devem ser fortes, pois não tem nada mais sem graça do que vilão em que você destrói em questão de segundos, mas não exagere.

Para não dizer que eu não falei (xD hehehe), você pode baseá-los em outros personagens como de Novelas, Filmes, Desenhos, Livros e entre outras coisas.

Pronto, mas e agora tem mais alguma coisa?Pronto? Nossa! pensei que tinha mais uma pergunta sobre o outro assunto (xD hehehe), mas voltando ao assunto:

Se quiser você pode montar histórias dos NPC’s (Para quem não sabe, são os personagens que não são controlados), usando aquela mesma ficha, mas não precisa fazer de todos não, mas só daqueles que tem uma certa importância no jogo.

Podia me dar mais algum Titio Flávio?Mas que é isso? Não gosto de ser Titio, sou muito jovem, mas respondendo a pergunta, sim, tenho alguns conselhos:

Crie uma boa variedade de personagens, é muito enjoativo ficar com o mesmo personagem, mas claro, isso não é válido para todos, não é obrigatório.

Outra base para a criação de personagens, são os nossos parentes, mas caso so seus parentes sejam chatos, então esqueça (xD hehehe). E lembre-se do que eu disse O Personagem sempre deve ter ligação com a História Principal.

SistemasPrimeiramente devo avisar que não explicarei tudo detalhadamente como fazer Menus, Batalhas e entre outros sistemas mais complexos. O que eu vou explicar aqui é sobre como usar os sistemas e orientar você para saber qual usar, então vamos lá.

Para que servem exatamente esses sistemas?Geralmente servem para dar um toque inovador ao jogo através dos Menus e Batalhas. Podem ser feitos através dos Scripts RGSS no caso do RPG Maker XP ou Programação normal. Vamos falar sobre cada um:

Scripts RGSS - Através do códigos, você é capaz de criar variados sistemas bem legais, porém, complexos demais para você que é iniciante, então aconselho que começe com a Programação normal, pois é um pouco mais fácil.
Programação Normal - No caso da programação, você pode criar variados sistemas, mas agora através dos famosos Switchs, Variáveis, Pictures, etc. Esse método é válido para o RPG Maker 2000 / 2003 / XP.
Quanto ao uso dos sistemas no geral, eles servem mais para inovar o jogo, mas não são exatamente obrigatórios o uso deles.

Como posso usá-los no meu jogo?Como já disse, você pode fazer através de programação, geralmente através dos Switchs e Variáveis e as vezes até umas Pictures. Mas existe algo mais complexo do que só esses métodos.

No caso dos Scripts, você pode adicioná-los ao Editor de Scripts, nesse local você pode também remover, copiar, editar e entre outras opções.

Eu não sei fazer nada disso, tem como conseguir?Seria bom cada um poder mostrar sua criatividade, mas quando não dá, aí nos temos que improvisar procurando.

Para procurar no caso de cada um dos programas, então é só fazer isso:

RPG Maker 2000 / 2003 - Não há muita dificuldade de encontrar alguns tutos que ensinem a como acrescentar sistemas nesse programa, mas em caso de dúvida, então peça ajuda.
RPG Maker XP - Para esse programa é muito mais fácil implementar os sistemas para esse programa, afinal de contas, Scripts é o que mais tem por aí. Você também pode dar uma editadas nos Scripts só apra inovar.
Tem como eu fazer esses sistemas para o meu jogo?Sim, através de tutoriais, conseguindo aprender você pode: Criar seus próprios Menus, Seu estilo de Batalha, Melhorar seus Quests e muitas outras coisas e isso é válido para o RPG Maker 2000 / 2003 e XP.

No caso do RPG Maker XP, como já falei, você pode dar umas editadas nos Scripts já existentes só para ir aprendendo.

O que o meu jogo ganha com esses sistemas?Se você for fazê-los, bem, se tornará um jogo muito inovador e você vai ficar até famoso e ter seu nome no sistema (xD Hehehe), mas que vai tornar o seu jogo mais interessante, isso vai.

Se você for caçá-los por aí, bem, ele pelo menos se tornará diferente ao do padrão, mas podemos dizer que ele possa se tornar inovador devido ao bom uso dele.

Uma coisa que pode ser notada em jogos é o exagerado uso de sistemas, que de vez em quando podem se tornar até inúteis. Não se enganem pensando que sistemas é tudo que um jogo precisa para ser o melhor.

Existe alguma forma desses sistemas prejudicarem meu jogo?Se o sistema feito estiver todo correto em suas Variáveis e Switchs ou no caso do RPG Maker XP, nos códigos dos Scripts, então não há o que se preocupar, mas há uma possibilidade de erro, então é sempre bom testar antes os sistemas para depois pôr no jogo.

Outra coisa que pode acontecer é quando você usa exageradamente muitos Scripts no seu jogo, surgindo assim os Bugs. Então é bom tomar uma certa cautela (cuidado) com o uso de muitos sistemas.

Mais algum conselho?Como assim? Eu já dei vários conselhos (xD hehehe). O negócio é só você dar umas lidinhas nos Tutoriais para poder aprender a criar os sue próprios sistemas e dizer Fui eu que fiz! (xD hehehe). Aprender na prática também ajuda muito.


MapasSabemos que a parte gráfica de um jogo é muito importante, pois é a parte onde você trabalha todo o cenário por onde os Personagens e a História do Jogo vão Atuar.

Por onde eu começo para criar meus mapas?Para você poder construir mapas, você deve começar bem do ínicio mesmo, principalmente naquela parte que geralmente você usa para contruir os mapas que são chamados: Resources. Então é aqui onde você começa a procura deseperada em catar resources que se adequem ao estilo de jogo trabalhado.

Como faço para encontrar esses resources?Não será algo tão difícil, eu vou ter que ensiná-los os meus segredos sobre como caçar resources, então vamos lá:

Vamos usar um site de pesquisas qualquer como o Google, esse site será um ajudante e tanto na caça (xD hehehe). Usando a opção Pesquisar você poderá escrever por exemplo: Resources RPG Maker 2000 (2000 ou 2003 ou XP) , depois aparecerão várias páginas sobre o que deseja, porém nem todas serão realmente resources para RPG Maker, então leia bem antes de entrar em qualquer página.

Caso não consiga com essa opções, então tente palavras ou frases em línguas diferentes por exemplo: Resource (Inglês) - Ressourcen (Alemão) - Risorse (Italiano)e entre outros. Não precisa ser exatamente essa palavras, você pode especificar logo o que como por exemplo: Tileset - Chipset - Charset - Battlers - BGM e entre outros dos quais você já conhece.

Outro método que pode ser usado é pedir para alguém para procurar ou para fazê-lo. Não custa nada ajudar e quando essa pessoa ajudá-lo na criação, dê os seus devidos créditos.

Tem como eu fazer meus próprios resources?Sim, há uma maneira de fazer seus próprios resources. É só você ter um pouco de experiência com pixels ou usar um programa como o Face Maker. Usando programas como o Photoshop,você pode criar lindas Titles, Game Overs, Pictures e tudo mais.

3O Primeiro Projeto Empty [INTRODUÇAO]O Primeiro Projeto Parte 3 Sex 20 Fev 2009 - 17:46

HikuWalker

HikuWalker



Tudo bem, já peguei os resources que eu queria, e agora?Oras, vamos construir os mapas. Vou dar umas dicas básicas sobre como criar um bom mapa, quero dizer, ao menos tentar (xD hehehe).

Em primeiro lugar, prepare o seu Tileset ou Chipset que eu explicarei e mostrarei alguma coisinhas:

Mapas Geométricos - Evitem fazer isso, não existe coisa pior do que mapas que são redondos demais ou quadrados demais.
O Primeiro Projeto 111
O Primeiro Projeto 210
Mapas sem Sentido - Evitem fazerem mapas que sejam totalmente sem sentido, como: Árvores distantes demais uma das outras, Casas desalinhadas ou praticamente sem janelas, Casa pequena por fora e grande por dentro, etc.
O Primeiro Projeto B110
O Primeiro Projeto B210
Mapas Extensos - Não existe coisa pior do que uma mapa de 120 x 80 onde não tem nenhum tipo de detalhe e é mais extenso do que dar uma viajem ao Japão (xD hehehe).
O Primeiro Projeto C111
O Primeiro Projeto C210
Mapas Tortos - Evitem fazerem mapas que mesmo sendo irregulares são totalmente tortos, pois parecem mau construídos, é simplismente terrível.
O Primeiro Projeto D111
O Primeiro Projeto D211
Mapas Vazios - Sempre tente pôr algum detalhe no seu mapa, pois isso ajuda na beleza do mapa e ainda tapa uns buracos (xD hehehe).
O Primeiro Projeto E111
O Primeiro Projeto E211
Mas o mais importante disso tudo é que você sempre deve pôr detalhes nos mapas, são eles que fazem a diferença, caso não acredite, então veja:
O Primeiro Projeto F110
Não ficou lá essa maravilhas, mas deu uma melhorada muito boa mesmo, os detalhes no mapa deixaram ele mais bonito.

Como colocar todos esses detalhes nos mapas?A primeira coisa a fazer e que é bem prática que é ver aquela parte vazia do mapa, que parece sem graça, sem vida, um monte de nada num só canto do mapa (xD hehehe), vendo essas partes vazias vocês poderão colocar detalhes, mas não me venha fazer uma mapa com detalhes exagerados e extravagantes, por favor.

Para não ficar algo muito feio, tente colocar os detalhes de forma irregular, pois tudo medido demais acaba ruim, não sei como ensinar a vocês a como montar um mapa, pois só cada pessoa fazendo para saber como vai ficar e eu também nem sei montar mapa direito (xD hehehe).

Existe mais alguma coisa que dá para fazer nos mapas?Sempre tem, mas você pode tentar acrescentar alguma coisa a partir do cenário que vai usar, por exemplo: Um vilarejo que fica em uma área gelada, bem, é provável que lá deve nevar, bem, nem sempre, mas você pode fazer nevar, se for outono, faça folhas caírem, etc.

Outra coisa que pode se acrescentada ao cenário são o NPC’s que apesarem de serem simples characters, eles pelo menos dão vida a uma cidade por exemplo, coloque uma quantidade boa, pois fazer uma cidade com 2 ou 3 pessoas não dá mesmo.

Poderá também fazer variações de climas, mas isso só pode ser feito a partir de Scripts no RPG Maker XP ou através de uma Programação Normal, mas ajudam nos cenários.

Acabei o mapa e agora?Lembre-se que os mapas devem fazer um certo sentido com o estilo de jogo trabalhado, pois serão nos mapas que a história e os personagens irão dar vida ao jogo.


Creditos:Flávio Henrique

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos