Planeta RPG Maker
Seja bem-vindo ao fórum Planeta RPG Maker!

Você está como Convidado.
Para ter acesso a todas as mensagens do fórum ou responder a tópicos, por favor faça Login ou Registre-se.

Atenção!
As seções Resources, Scripts e Downloads só estão visíveis a usuários registrados no fórum!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Planeta RPG Maker
Seja bem-vindo ao fórum Planeta RPG Maker!

Você está como Convidado.
Para ter acesso a todas as mensagens do fórum ou responder a tópicos, por favor faça Login ou Registre-se.

Atenção!
As seções Resources, Scripts e Downloads só estão visíveis a usuários registrados no fórum!
Planeta RPG Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Um possível recomeço para o fórum e só depende de você! Clique aqui e saiba como ajudar!
Inscrições abertas! As inscrições para STAFF do fórum estão abertas novamente, clique aqui e participe da nossa equipe!

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Aulas de Mapeamento - Casas por dentro

+4
Peazinn.Hokage-Sama
mizael4
fabiocbb19
Sasuke003
8 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Sasuke003

Sasuke003


Aulas de Mapeamento - Casa por dentro


Olá gente, Sejam muito bem vindos ao 3° Tutorial de mapas do Sasuke.

Este Tutorial é de Autoria de: Sasuke003

Se for para ser postado em outro lugar, me contate primeiramente.


Bem gente, hoje eu vou mostrar, como você pode fazer uma casa por dentro, que agrade o jogador,
e também para não perder as famosas leis da física, ela não ficar desproporcional de fora para dentro, então vamos por partes.

Eu ja hávia feito um tutorial de casas por dentro, mais fico meio simples aquele, então esse vai ser
mais sofisticado e com um mapeamento bem melhor que o anterior.

Bem, agora vamos passar para o maker, vamos lá?

Primeiramente, vamos fazer a nossa casa por fora, para ver como ela vai ficar por dentro, então primeiramente, faça sua casa por fora, uma casa qualquer,
mais com uma modelação facil de entender, mais ou menos assim:

Aulas de Mapeamento - Casas por dentro Foto_01
Foto 01


Depois que fazer a casa, agora vamos ao que realmente interessa, o que realmente este tutorial fala, a casa por dentro.
Bem, por que fizemos a casa por fora primeiramente?
Simples, para mostrar como seria ela por dentro, para não ficar algo desestruturado, então vamos por em pratica agora.
Vamos primeiro fazer as medidas da casa por dentro, eu faria do seguinte tamanho:

Aulas de Mapeamento - Casas por dentro Foto_02
Foto 02


Agora vamos por a mão na massa, ver como será o modelo da casa.
Mais ai você me pergunta: Tio Sasuke, modelo da casa? como assim?
Simples meu caro, vamos fazer sua estrutura, para ver onde vamos colocar o chão e as paredes, mais ou menos assim, vou explicar
em uma imagem:

Aulas de Mapeamento - Casas por dentro Foto_03
Foto 03


Perceberam o que é uma "modelação de casa"?
ela é nada mais, nada mesmo que a sua base para tudo, sua estrutura para começar uma casa.

Agora podemos fazer o seguinte, dividimos ali cada como, mais definiremos qual como será o que, vamos para a imagem novamente, eu fiz assim:

Aulas de Mapeamento - Casas por dentro Foto_04
Foto 04


Agora que definimos qual como seria o que, vamos passar a colocar paredes primeiramente nos comodos, então vamos escolher uma, temos varias escolhas como estas:

Aulas de Mapeamento - Casas por dentro Foto_05
Foto 05


Vamos empareidar nossa casa hehehe, e ela vai ficar assim:

Aulas de Mapeamento - Casas por dentro Foto_06
Foto 06


Depois que colocamos as paredes, vamos escolher o chão da nossa casa.
OBS: Quando eu faço uma casa, eu coloco o chão nela toda, todo igual, mais quando eu vou fazer a cozinha, eu mudo o chão, para dar um tom diferente a casa, para não dar
a mesmice de tudo, tudo igual, mais mudo só da cozinha, não sei ainda por que hehehe.

Vamos escolher entre esses chãos:

Aulas de Mapeamento - Casas por dentro Foto_07
Foto 07


A sua casa vai ficar assim:

Aulas de Mapeamento - Casas por dentro Foto_08
Foto 08


OBS: Como vocês podem ver, eu ja coloquei o outro tipo de chão na cozinha, como eu tinha dito, e até coloquei uma escadinha para dar uma pequena
elevação no começo da casa hehehe.

Agora, que emparedamos a casa, colocamos seu piso, vamos colocar certas coisas que uma casa precisa ter:
-Móveis
-Lareira (Opicional)
-Janelas (Se não, como as pessoas iriam respirar?)

Vamos colocalos? eu usarei os Tiles que ja vem no RTP, dos moveis, para quem não sabe, são estes aqui:

Aulas de Mapeamento - Casas por dentro Foto_09
Foto 09


Obs: vejam que minha aba de tiles é a aba C, dos seus makers podem ser qualquer uma, mais ja que estou usando o próprio RTP, devem ser iguais, ja que mudei apenas o Tile E.

Continuando...

Agora colocaremos os moveis de nossa casa, e podemos lhar no nosso esboço novamente, de aonde fica cada comodo, e ver quais moveis ficam melhor em certas partes da casa,
por que ninguem vai colocar uma cama na cozinha né? hehehehe
Então mobiliarei minha casa, e ela vai ficar assim:

Aulas de Mapeamento - Casas por dentro Foto_10
Foto 10


Isso, consegui terminar minha casa (Olha ele de novo, o lado preguiçoso do Sasuke003)
Err, eu não tinha te mandado embora já, você sempre deixa as coisas pela metade (Lado trabalhador do Sasuke003)

Agora, como sempre digo no final, vamos ao desfexo, que são os eventos que colocamos na casa.
Agora você me pergunta:
"Tio Sasuke003, colocar eventos na casa, mais para que?"
Te respondo com facilidade caro amigo... se você for nas imagens dos eventos, você vai ver que tem portas, cristais, etc... e tem também Lamparinas, livros, coisas que podem enfeitar sua casa, para
deixa-la com um ar melhor, deixar completinha, mais nada de exageros, veja como nossa casa fica legal com os eventos de lampadas e tudo mais:

Aulas de Mapeamento - Casas por dentro Foto_11
Foto 11


Você também depois de colocar estes eventos, pode colocar a casa um pouco mais escura por dentro, para mostrar o bom tom que a luz das velas fazem, e olhe como fica bom no jogo:

Aulas de Mapeamento - Casas por dentro Foto_12
Foto 12


Ficou bem legal não ficou?

Então é isso ai Pessoal, terminamos aqui uma aula de mapeamento, desta vez sobre casas por dentro, talvez na próxima teremos sobre outro tema de mapas.

Até gente e até a próxima, Abraços do Tio Sasuke!

fabiocbb19

fabiocbb19


Fico bão cara com um sistema de dia e noite pra pode liga as velas e tal ai fica filéprm7
=D

mizael4

mizael4


amei esse tuto
Spoiler:

Peazinn.Hokage-Sama

Peazinn.Hokage-Sama


. Opa muito bom Sasuke Very Happy

http://www.paprojects.forumeiros.com

Bruuninha

Bruuninha


eu aprendi a mappear com esse tutorial, ele é mto perfeito *---*
amei, mto bacana o topico. Aulas de Mapeamento - Casas por dentro Icon_cat

bjos

Sasuke003

Sasuke003


Obrigado pelos elogios.
Depois de muito tempo sem entrar (A falta dele também né), passei por aqui, e vi elogios sobre ele, agradeço de coração mesmo!

7Aulas de Mapeamento - Casas por dentro Empty Gostei! Sex 5 Mar 2010 - 10:42

cominon

cominon


Pow...
maneiro hein?!
Gostei pakas, eu q to começando a fazer games nesse maker achei muito boa sua dica vlw! Aulas de Mapeamento - Casas por dentro 94725

BleavBr

BleavBr


Muito bom esse tuto,adorei. cheers

matheus47

matheus47


Eu num tenho o tapete,se puder me fala onde fica,ou mostra um screen de onde ele está pois eu não achei.
Adorei o tutorial,está muito bom,e pessoal olha meus tuto ai,eles são ótimo igual esse tuto. Very Happy

http://www.gamesclick10.webs.com

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos